São Pedro da Aldeia recebeu a reunião para debate de captação coletiva de recursos e atualização do Plano de Saneamento na quarta-feira (26/06). O encontro foi realizado no município aldeense na sede da concessionária de água e esgoto, Prolagos, com a presença da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, e contou, também, com a participação de representantes das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Iguaba Grande.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destacou que, com a união dos municípios da região, as cidades poderão conseguir custos mais acessíveis para as ações. “Participamos de uma importante reunião sobre a revisão dos planos municipais de saneamento. Todos os municípios terão que fazer a contratação de seus planos. Então, nós nos reunimos em cinco para fazer uma contratação única, cada município fazendo o seu plano separadamente, para baratear os custos. Também estamos buscando recursos para custear os planos”, explicou.
Atendendo ao novo marco regulatório do saneamento básico, introduzido por meio da Lei nº 14.026/2020, todos os municípios terão que estar em dia com os seus planos. São Pedro da Aldeia irá atualizar o plano já existente. O plano de saneamento contempla água, esgoto, resíduo e drenagem urbana.