A menos de um mês das convenções partidárias, que deifnirão os nomes que estarão nas urnas, os quadros de prefeito e vice em São João da Barra já estão praticamente fechados. Somente fatos novos extremamente relevantes, ou de ordem pessoal, seriam capazes de promover mudanças. Se a definição fosse hoje, as apostas seriam do vereador Chico da Quixaba (PT) para compor a chapa com a prefeita Carla Caputi (União), pré-candidata à reeleição. Já o pré-candidato do Novo, Danilo Barreto, tem a professora Maria Adriana Abreu como pré-candidata a vice.
Chico é o nome mais cotado, e não é de hoje, para ser o vice de Caputi. O vereador, que foi vice do ex-prefeito Betinho Dauaire de 2001 a 2004, teria o desejo de encerrar a carreira no cargo mais alto que ocupou na política. A deputada estadual Carla Machado (PT) afirmou em entrevista ao Manchete Podcast (aqui) que o vice de Caputi seria indicado pelo PT. Coincidentemente, apesar de nunca ter se mostrado alinhado com a sigla, o vereador se filiou ao PT.
Recentemente, na inauguração da Câmara de SJB, ao lembrar da sua trajetória política e seu histórico com Franquis Areas (vereador que morreu no último ano e dá nome ao Palácio Legislativo sanjoanense), Chico citou sua relação com Dauaire, de quem foi vice, e disse ser amigo, apesar de caminharem em grupos políticos diversos. Nos bastidores, muita gente acha que o discurso, na presença de Caputi, seria um ponto negativo, mas não parece ter balançado o tabuleiro. No Manchete Podcast (aqui), Betinho também comentou sobre o caso, mas acredita que o discurso mostra a Caputi que se Chico for realmente o escolhido, terá um companheiro de chapa fiel.
A pré-candidata a vice de Danilo ainda não foi anunciada oficialmente. Porém, também no Manchete Podcast (aqui), ele revelou que sua companheira de chapa seria uma mulher, professora, que foi diretora do Ciep de SJB quando ele era aluno e filiada ao Progressistas. Maria Adriana Abreu se encaixa em todos os pontos, além de também ser empreendedora e já ter sido diretora de outra unidade escolar, o Newton Alves, em Atafona.
Junte-se a todas as coincidências, dois pontos: primeiro, Maria Adriana é a presidente do PP em SJB;segundo, no desfile dos 174 da elevação à categoria de cidade, ela estava bem próxima a Danilo e parte do grupo político do Novo, mais um indicativo de aliança. Com raízes em Atafona, seria a primeira disputa eleitoral dela, que também é empreendedora, caso seu nome se confirme para as urnas nas convenções.