Lagoa de Cima e o silêncio das construções irregulares: Campos registra recorde de denúncias ambientais

Campos dos Goytacazes

Os sete primeiros meses de 2024 em Campos resultaram em uma estatística impactante: a cidade já conta com um total de 148 denúncias de crimes ambientais, ultrapassando todos os três anos anteriores. O fator curioso e que chama atenção, é que a localidade de Lagoa de Cima, maltratada por uma série de construções irregulares às suas margens, não tem nenhuma denúncia constatada neste ano no programa Linha Verde, do Disque Denúncias, voltada para o meio ambiente.

Manchete RJ teve acesso ao número de denúncias feitas nos últimos quatro anos ao programa, que atua em parceria com a Polícia Ambiental, entre outros órgãos. Em 2024, o mês que mais recebeu notificações foi julho, com 31 somadas.

Maus-tratos contra animais, que constam como crime ambiental, lideram entre os tipos de denúncias neste ano, com 106. Na sequência aparecem guarda/comércio de animais silvestres, poluição do ar, lixo acumulado e queimadas.

Por que as construções irregulares em Lagoa de Cima não estão sendo denunciadas?

Em resposta à nossa equipe de reportagem, a assessoria do programa Linha Verde informou que existem muitas ocasiões nas quais as pessoas reclamam e compartilham as irregularidades, mas não protocolam as mesmas como denúncias. Esse fato pode ser o que ocorre na localidade de Lagoa de Cima, em Campos.

A polícia não pode estar em todos os locais ao mesmo tempo, mas em todos os lugares, há sempre pessoas de bem que viram algum ilícito contra o meio ambiente e dispostas a denunciar de forma anônima e segura. A denúncia feita ao programa Linha Verde é encaminhada sempre às autoridades responsáveis, como o Comando de Polícia Ambiental, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, Inea, além de Secretarias Municipais de Meio Ambiente, por isso, denuncie”, disse Renato Almeida, Coordenador Geral do Disque Denúncia.

Vale ressaltar que o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) afirmou que quem é responsável por fiscalizar este local é o município. Sendo assim, as denúncias também podem ser protocoladas diretamente na Prefeitura de Campos. O Manchete RJ tentou, por diversas vezes, um posicionamento do poder executivo, por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, mas não obteve respostas.

Relembre (AQUI) a matéria que mostra a situação de Lagoa de Cima!

O Linha Verde

O Linha Verde é o Disque Denúncia do Meio Ambiente. É um programa do Disque Denúncia, específico para recebimento de denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do Rio.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *