A Coordenação Multidisciplinar da Secretaria de Educação (Semed) de São João da Barra realizou, nesta sexta-feira,16, mais um curso de formação para profissionais de apoio (inspetor, porteiro, servente, merendeira, auxiliar de creche, cuidador), com a temática: Conduta Profissional no Ambiente Escolar. O objetivo da formação é fazer com que cada profissional conheça suas atribuições com base no regimento escolar e cumpra a sua parte, compreendendo os limites de sua função e contribuindo para a melhoria do ambiente de trabalho. Além de garantir que as unidades escolares sejam espaços de respeito e igualdade como instrumento de proteção e garantia do acesso e permanência dos alunos à educação.
Entre os tópicos abordados estavam conduta profissional e ética, assédio moral, assédio sexual, comunicação assertiva e empática, bem como respeito à diversidade. A equipe multidisciplinar ressaltou que a escola é um ambiente de trabalho e que, independentemente da função que o profissional exerce, é necessário demonstrar uma conduta assertiva e de ruptura com a discriminação. “É fundamental ressaltar a necessidade de igualdade no ambiente escolar, tendo em vista contribuir para construção de uma cultura de respeito e ruptura com formas violentas, valores fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e de uma sociedade menos desigual”, frisou a assistente social Fernanda Cordeiro. As assistentes sociais Renata Melo e Anna Cássia Gonçalves também contribuíram para o desenvolvimento do tema e troca de experiências com os participantes do curso.
Há 23 anos na função de merendeira na E.M. João Flávio Batista, Patrícia Pessanha ressaltou a importância da capacitação. “Trabalhamos para os alunos, e é gratificante trabalhar com amor, exercendo nossa função, dando o nosso melhor para que eles se sintam acolhidos. A formação nos ajuda muito a enxergar os pontos positivos e negativos, e, com isso, entendemos que mudanças precisam acontecer para darmos o nosso melhor”, pontuou.
O curso de formação fecha um ciclo que vem sendo realizado desde a semana passada e reuniu aproximadamente 242 funcionários da Semed. “Continuamos promovendo cursos de formação continuada, pois é essencial para garantir a melhoria constante dos serviços prestados, fortalecendo as práticas pedagógicas e a qualidade do ambiente escolar”, destacou a secretária de Educação, Angélica Rodrigues.