No mês de Conscientização pela Valorização da Vida — Setembro Amarelo –, a coordenação da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São João da Barra, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da Secretaria de Saúde, realizou na segunda-feira, dia 9, no auditório municipal, o I Seminário de Saúde Mental no Trabalho: Diálogos para o Bem-Estar do Trabalhador da Educação. O evento foi destinado aos coordenadores da Semed, professores, equipe técnica escolar, equipe multidisciplinar e profissionais da saúde.
O evento visa conscientizar e oferecer ferramentas para melhorar as condições de saúde mental no ambiente de trabalho educacional. “A saúde mental dos profissionais da educação é essencial para o sucesso do processo educativo. São eles que, diariamente, lidam com os desafios da sala de aula, transmitem conhecimento e formam cidadãos. Um seminário como este é fundamental para trazer a tona a importância de cuidarmos desses profissionais, buscando que estejam fortalecidos e preparados para enfrentar as adversidades com equilíbrio e bem-estar”, frisou a coordenadora da equipe Multidisciplinar, Michele Motta.
O seminário contou com a participação da especialista em Enfermagem do Trabalho, Jahina Vidal, que apresentou o relatório de controle de absenteísmo dos servidores municipais. A psicóloga Gisele Pessin, da equipe multidisciplinar da Semed, abordou o tema “Saúde do Trabalhador: Algumas Singularidades”. O evento prosseguiu com a palestra da médica psiquiatra Lana Maria Pereira, que discorreu sobre “Inteligência Emocional no Trabalho”. Em seguida, o advogado Velbert Medeiros apresentou a palestra “Assédio Moral no Trabalho: Aspectos Legais”. A farmacêutica Lucynthia Aquino, especialista em Fitoterapia, falou sobre os benefícios da utilização de plantas medicinais para a saúde mental. Já a psicóloga do Centro Municipal de Práticas Integrativas (CMPI), Luciane Mina, palestrou sobre os “Serviços Disponíveis no CMPI”.
Segundo a coordenadora do SESMT e médica do trabalho, Luiza Beliene, para se promover a saude mental é fundamental que os profissionais sejam incentivados a praticar o autocuidado, como buscar ter boa alimentação e praticar atividades físicas regulares. “São João da Barra conta com o Centro Municipal de Práticas Integrativas, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo serviços como acupuntura, pilates, yoga, fitoterapia, entre outros”. Ao finalizar, a coordenadora ressaltou a parceria com a Semed, no âmbito da campanha Setembro Amarelo, para discutir a saúde mental dos trabalhadores, destacando que, para que a engrenagem do município funcione, é essencial que os trabalhadores estejam bem, e isso depende de iniciativas como o seminário e outras ações futuras que estão sendo planejadas.
Participaram do seminário a subsecretária de Saúde, Ardalla Felippe; a coordenadora geral de Educação, Janaína Monteiro; e o coordenador de Vigilância em Saúde, Marcos Machado.