Com maior investimento da história, Brasil Sorridente transforma o sorriso de brasileiros

geral

Em 2024, programa tem investimento de R$ 4,3 bilhões para atenção à saúde bucal gratuita em todo o País. Em agosto, foi alcançada a marca de 34 mil equipes de atendimento.

“É um programa único. É preciso mostrar para a população a importância dele, o impacto na qualidade de vida. A gente oportuniza aos pacientes ter dentes, sorriso bonito, não ter dor, alcançar uma qualidade de vida que faz toda a diferença”.

A fala da dentista Fernanda Veríssimo, da Unidade Básica de Saúde 1 de São Sebastião, no Distrito Federal, refere-se ao Brasil Sorridente, programa do Governo Federal que em 2024 ampliou o acesso à assistência odontológica gratuita. Um processo que tem como consequência imediata a ampliação da autoestima da população a partir do maior investimento da história em saúde bucal.

Além do atendimento na ponta, o programa atua como referência técnica distrital em saúde bucal na atenção primária.

Isso permite o acompanhamento e o aumento do investimento federal no programa. “A gente percebe todo um esforço de retomar, colocar a saúde bucal como prioridade, aumentar os repasses para as equipes, evidenciar e valorizar a saúde bucal”, relata. Fernanda e os demais profissionais da UBS 1 de São Sebastião estão na expectativa de receber novas cadeiras e peças odontológicas, além de novos profissionais.

RETOMADA

No início da atual gestão, em maio de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que incluiu a Política Nacional de Saúde Bucal, o Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde. Assim, a saúde bucal passou a ser direito de todos garantido por lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *