Programa Primeiros Socorros na Escola completa um ano com abrangência em todas unidades da rede municipal em SJB

SJB

Implementado em São João da Barra pela Secretaria Municipal de Educação desde outubro de 2023, a partir da Creche Municipal Maria da Conceição dos Santos Campos, na localidade de Roças Velhas, o programa Primeiros Socorros na Escola completou um ano nesta quinta-feira, 17, com abrangência em todas as 39 unidades da rede municipal. Nesse período, cerca de 800 profissionais, entre equipes de apoio e pedagógica e professores passaram pelo treinamento, que segue em formação e atualização, se estendendo também aos profissionais do Centro Terapêutico Pedro Machado.

O programa, criado por Lei Federal e regulamentado em São João da Barra pela Lei Municipal 1063/2023, que institui o Programa Municipal de Capacitação e Noções Básicas a Professores e Funcionários da rede pública e privada, tem como proposta assegurar a pronta resposta em casos de emergência à saúde e aos cuidados básicos dos alunos. Os profissionais passam por um curso de oito horas, no qual aprendem a agir de forma correta no primeiro momento de um incidente.

Entre os exemplos aos quais os profissionais de unidades escolares podem se deparar e que podem salvar vidas são: manobras de desengasgo e uma compressão cardíaca, reconhecimento de primeiros sintomas de desmaio e conseguir preveni-lo, aprender a manusear e estabilizar o paciente até a chegada do socorro para a transferência ao hospital, quando necessário, além de queda, corte, febre, reação alérgica, choque, queimadura, intoxicação e sufocamento.

– Também contamos com a parte de primeiros socorros psicológicos, na qual ensinamos técnicas de respiração e métodos de abordagem para que os profissionais consigam atuar em situações de ansiedade e estresse, acalmando e tranquilizando os alunos. São conhecimentos que transcendem o ambiente escolar, sendo úteis no dia a dia, em momentos de lazer em família desses profissionais à medida que saberão e poderão atuar corretamente em casos de urgência e emergência – explica o agente da Guarda Civil Municipal Pedro Mattheus Bento, que, junto com a fisioterapeuta intensivista da Secretaria Municipal de Saúde, Karla Renata Brito, coordena e é instrutor do Programa Primeiros Socorros na Escola na rede municipal em São João da Barra.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a importância do programa desenvolvido em 100% das unidades de ensino municipais em São João da Barra. Segundo a entidade, somente em 2023 foram no país mais de 2 mil casos de morte por asfixia mecânica (engasgo) que poderiam ter sido evitadas com o conhecimento das manobras de desengasgo. Além disso, foram mais de 400 mil casos de morte por problemas cardíacos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Muitos desses casos entram em Parada Cardiovascular (PCR), que também é possível ser atendido com o conteúdo de Suporte Básico de Vida, ensinado pelo programa, de como realizar as manobras de reanimação até a chegada do socorro avançado, o que pode ser a diferença entre a vida e a morte.

– O Programa de Primeiros Socorros na Escola tem uma importância imensa para os profissionais da Educação, pois eles lidam diariamente com nossas crianças e adolescentes. É uma iniciativa que nos dá tranquilidade quanto a um ambiente escolar mais seguro e apto a atender diversas situações de urgência e emergência com conhecimento, presteza e agilidade – destacou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *