O estatuto da Associação dos Artesãos Sanjoanenses foi pauta do primeiro de uma série de encontros preparatórios, promovidos pela Casa do Artesão Sanjoanense, para a criação da entidade. A reunião aconteceu nesta terça-feira 29, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.
A iniciativa tem o apoio do Projeto Pescarte, que atua na região no fortalecimento das organizações sociais. Os demais encontros com os artesãos estão previstos para os dias 5, 7, 11 e 21 de novembro para discussão e revisão do estatuto social, escolha da comissão de fundação e criação dos cargos que vão fazer parte da diretoria.
O secretário de Turismo e Lazer de São João da Barra, Edivaldo Machado, comemorou a iniciativa. “Enquanto poder público, fomentamos e apoiamos o artesanato, mas é importante que os artesãos se unam e busquem, por meio da Associação, fortalecer o setor e ampliar ainda mais sua atuação, promovendo sua arte e consequentemente o município”, pontuou.
O técnico do Pescarte, Victor dos Santos Carvalho, explicou que a participação de sua instituição nesse processo é promover, fortalecer e aperfeiçoar a organização comunitária. “Nosso trabalho visa o fomento de projetos com base no cooperativismo e associativismo da economia solidária”, destacou.