A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), premiou nesta quarta-feira, 30, duas estudantes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) de escolas municipais que participaram da etapa regional do concurso do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, cujo tema foi “Criança Cidadã”, a partir da temática trabalhada “Cidadania Ambiental Ativa”. O objetivo do Inpev é alcançar mais crianças e formar cidadãos conscientes e responsáveis em relação aos resíduos sólidos, abordando um desafio ambiental de grande impacto para a sociedade.
Na categoria Desenho, o 2º lugar foi conquistado pela aluna do 4º ano, Ana Vitória Manhães, da E.M. Luis Délio Mendonça, em Campo de Areia, juntamente com sua professora, Sílvia Riscado. “Gostei bastante de participar do concurso. É importante saber onde descartar o lixo e ajudar o meio ambiente”, destacou Ana. Na categoria Redação, o 2º lugar ficou com a aluna do 5º ano, Bárbara Xavier, da E.E.M. Francisco Alves Toledo, em Água Preta, orientada pela professora Ana Paula Almeida. “Para chegar à redação final, estudamos muito, e eu amei cada momento. A professora nos ensinou bastante, e aprendi muito com ela”, frisou Bárbara.
A premiação, que consistiu em uma mochila, foi entregue pelo representante do Inpev na região, Frederico Veiga, presidente da Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf). “Agradecemos o apoio da Secretaria de Educação, dos diretores, professores, familiares e todos os envolvidos neste processo de aprendizagem, fundamental para a formação de cidadãos conscientes sobre a questão ambiental”, ressaltou Veiga. Também esteve presente o gerente da Assinf, Herval Pereira Duarte.
O Programa de Educação Ambiental Campo Limpo já alcançou 2.600 escolas em todo o Brasil e, desde 2010, está presente na rede municipal de São João da Barra. Este ano, 15 escolas participaram do PEA. A coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Charlene Rangel, esteve presente e ressaltou a importância da participação de alunos em projetos como este. “A participação dos alunos contribui para sua formação integral, ajudando-os a entender o próprio papel na sociedade e a importância de suas ações para a comunidade e o meio ambiente”, finalizou.” Também participaram da premiação as diretoras Kátia Alves e Dayse Carla Medina, familiares e alunos.