A ExpoBarra 2024 foi aberta nessa quinta-feira, 14, e o público já percebeu que a segurança está reforçada antes mesmo da entrada do Parque de Exposições Manoel Rangel Pessanha. Um cinturão envolvendo várias forças de segurança foi pensado estrategicamente nos acessos a São João da Barra para evitar possíveis transtornos. Além do efetivo de policiais e guardas municipais, o trabalho na ExpoBarra conta com equipes de segurança privada e brigadistas de incêndio. Tudo acompanhado em um Centro de Controle e Comando dentro do Parque, onde chegam, 24 horas por dia, imagens de 50 câmeras fixas e speeds instaladas no local, inclusive algumas de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos, essas novidades neste ano.
Para acessar o Parque de Exposições, o visitante passará por seguranças que estão utilizando detetectores de metal. Foram definidas algumas regras para evitar possíveis transtornos na entrada e dentro do espaço. Não são permitidos cooler; cadeiras de praia, bancos e assentos; armas de fogo, armas brancas, objetos pontiagudos, cortantes e/ou perfurantes, e objetos de vidro; e substâncias inflamáveis, corrosivas e/ou tóxicas.
No entanto, o uso de copos térmicos está liberado, assim como a entrada de alimentos industrializados lacrados e água mineral em garrafa ou copo plástico lacrados. Também podem ser levados capa de chuva; canga; mochila, bolsa e pochetes; carregador portátil e cabo para carregar o celular.
Até domingo, dia 17, 150 mil de pessoas são esperadas na ExpoBarra, que será marcada por shows nacionais, que atraem grande público, como Sorriso Maroto e Léo Santana (confira a programação completa aqui).
Além da utilização de detectores de metais nas revistas, torres de observação também foram montadas no Parque de Exposições, assim como um posto de registro online de ocorrências da Polícia Civil, para casos como, por exemplo, perdas e furtos de objetos.
Todo o planejamento de segurança, trânsito (aqui) e transporte (aqui) foi feito com antecedência envolvendo representantes de diversos órgãos, como a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, que participaram de reuniões organizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública.
A utilização de novas tecnologias na ExpoBarra funcionará como um projeto piloto para a futura implantação delas no município, que já conta com mais 200 câmeras instaladas em pontos estratégicos. As imagens delas também serão acompanhadas em tempo real de dentro do Parque para auxiliar, por exemplo, no ordenamento do trânsito nos acessos à ExpoBarra.
“Todo mundo que entra e sai do Parque passa pela câmera de reconhecimento facial. Implantamos também a leitura de placas dos veículos em pontos de acessos ao nosso município. A prefeita Carla Caputi e todos nós temos a preocupação que todo o trabalho seja integrado com outras forças de segurança e secretarias para que tenhamos mais um evento de sucesso”, enfatizou o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho.
O secretário destacou, ainda, que a atenção foi redobrada aos portões de entrada de veículos durante todo o dia, já que para além dos shows nacionais, o Parque recebe visitantes em diferentes horários por conta do Concurso Leiteiro, Prova do Laço, Rodeio, entre outras atrações. A previsão é de que as atividades da ExpoBarra sejam encerradas até três horas da manhã.