São João da Barra é destaque internacional no G20, no Rio

SJB

São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, acaba de ser reconhecido internacionalmente com premiação no Desafio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2024, promovido pelo ONU-Habitat. Foi nesta quinta-feira, 14, no G20 Social, no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio, no evento que acontece em paralelo ao Encontro Internacional de Cúpula do G20, para debate das mais importantes questões globais, com destaque para as econômicas e ambientais, reunindo as 20 maiores economias do planeta.

O reconhecimento a SJB, no evento Conexão 2030, coloca o município como um dos líderes em práticas sustentáveis. Entre os 44 participantes, SJB foi um dos oito premiados, destacando-se na categoria ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Isso coloca o município em evidência em níveis nacional e internacional.

A categoria ODS 11 estimula o desenvolvimento de cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. SJB vive o crescimento acelerado pelas atividades industriais do Porto do Açu e a gestão de resíduos sólidos é o desafio central. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos lançou o projeto “Ciclo Verde”, reaproveitando resíduos da construção civil e poda de árvores. Esses materiais viraram insumos para obras públicas e a agricultura familiar. Com o projeto, SJB adotou conceito de economia circular, com uma cidade mais sustentável e resiliente.

Capacitação —De junho a novembro de 2024, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente participou de capacitação sobre ODS, aprimorando conhecimento de metas globais para aplicar localmente. Com a qualificação da equipe, veio a certificação para implementar projetos alinhados aos ODS e liderar iniciativas sustentáveis. “A formação foi fundamental para fortalecer nossa ação em SJB e nos prepararmos para desafios ambientais com visão global”, ressalta a secretária de Meio Ambiente, Marcela Toledo.

O G20 é um dos mais influentes fóruns internacionais para debater questões globais, como mudanças climáticas e sustentabilidade. “Ser premiado no evento posiciona o município como referência em práticas sustentáveis, incentivando outras cidades”, pontua Toledo.

Usina e “Ciclo Verde” – Embora o foco do “Ciclo Verde” seja reaproveitar resíduos, sua execução será viabilizada pela infraestrutura privada de uma usina da União Norte para processar resíduos da construção civil. A inauguração está prevista para 29 de novembro. “Esse investimento privado será um grande avanço para SJB, para implantar o ‘Ciclo Verde’, ampliando nossa capacidade de gestão sustentável dos resíduos”, afirma a secretária Marcela Toledo. O prêmio, reforça ela, é uma validação importante do trabalho que o município realiza, comprometido com a sustentabilidade.

O “Ciclo Verde”, lembra ela, é parte de estratégia que inclui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Dia 19 de novembro haverá audiência pública para discutir e aprovar o plano, que define metas para reaproveitar resíduos, promover práticas sustentáveis e fortalecer a economia circular.

Outro marco importante será a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, dia 11 de dezembro. Parte da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente abordará a emergência climática, com cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica, Governança e Educação Ambiental. No evento, será apresentado relatório com os avanços de SJB nos últimos quatro anos, incluindo o “Ciclo Verde”, além de debate dos próximos passos.

Conexão 2030 – Como parte das atividades do Conexão 2030, que vai até sábado, 16, a secretária Marcela Toledo representará SJB em podcast transmitindo ao vivo pelo canal da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, no YouTube. Será nesta sexta-feira, 15, às 14h. Marcela compartilhará a experiência do “Ciclo Verde” e a importância do reconhecimento do G20, destacando a importância do projeto na gestão ambiental do município.

A premiação na categoria ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, recebida no contexto do G20, reafirma o compromisso de SJB com o desenvolvimento sustentável. E posiciona o município como referência em práticas ambientais. Com a usina que viabilizará o projeto “Ciclo Verde” e o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, SJB celebra o início de uma nova gestão ambiental, fortalecendo seu papel de liderança no Estado.

“A conquista no principal fórum internacional de liderança global é uma vitória histórica para SJB. O “Ciclo Verde’ não é apenas um projeto de sustentabilidade, mas uma iniciativa visionária que coloca o município como exemplo de como ações locais podem ter impacto global, promovendo uma cidade mais verde, inclusiva e resiliente, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, concluiu a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *