O Programa Municipal DST/HIV/Aids/Hepatites Virais de São João da Barra realizou, nessa terça-feira, 3, um evento no Centro de Práticas Integrativas para marcar o inicio da campanha Dezembro Vermelho. A ação, alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids, celebrado em 1º de dezembro, destacou a importância da prevenção, diagnóstico, tratamento e do combate ao estigma e preconceito.
Dando seguimento à programação do Dezembro Vermelho em SJB, nesta quarta, 4, a ação aconteceu na ESF-Sede. Foi dada uma palestra sobre o significado do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com orientações de prevenção, testagem e apoio.
A campanha continuará durante este mês e em alguns dias de janeiro de 2025 em outras unidades de saúde do município, inclusive com a capacitação de profissionais da área. De acordo com a enfermeira Hélia Vargas, a data é um momento para reafirmar o compromisso na luta contra a epidemia global do HIV/Aids.
“Este dia simboliza não apenas a importância do acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento, mas também a necessidade de combater o estigma, o preconceito e a discriminação que ainda cercam as pessoas vivendo com HIV”, enfatizou.
O Programa Municipal de SJB oferece suporte por meio de uma equipe multiprofissional e atua em parceria com as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), que funcionam como portas de entrada para a prevenção. Nas unidades de referência, são realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
A farmacêutica Newsônia Lima destacou que os medicamentos para tratamento são fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde e estão disponíveis na farmácia do programa.
“É fundamental que a população saiba que o tratamento está acessível e que as unidades de saúde são espaços seguros para busca de informações e cuidados. A prevenção é a melhor ferramenta para combater o avanço da doença”, reforçou Newsônia.
O evento reafirmou o papel do município em garantir a assistência integral à saúde e em promover a conscientização da sociedade sobre a importância do combate à epidemia e ao preconceito.
Veja a programação:
10/12 (terça-feira)
9h – Santa Casa de Misericórdia – palestras sobre prevenção das ISTs e Fluxograma de acidentes com material biológicos
11/12 (quarta-feira)
8h às 16h – Capacitação (1º round) de profissionais de saúde de SJB para Teste Rápido Diagnóstico (TRD), no espaço da saúde do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), em Campos
12/12 (quinta-feira)
10h – ESF Nova São João da Barra – Palestra sobre ISTs
17/12 (terça-feira)
9h – ESF Mato Escuro – Palestra sobre ISTs
18/12 (quarta-feira)
8h às 16h– Capacitação (2º round) de profissionais de saúde de SJB para TRD, no espaço da saúde do CDIP, em Campos
19/12 (quinta-feira)
9h às 16h – Programa IST/HIV/AIDS/Hepatites virais e ESF Nova São João da Barra – Dia D Testagem
07/ 01/25 (terça-feira)
9h – ESF Carrapicho – Palestra sobre prevenção das ISTs e orientação
14/01/25 (terça-feira)
9h – ESF ou UBS Félix de Sá – Palestra sobre abordagem HIV/Aids