Com um total de 530 matérias aprovadas durante as sessões, a Câmara de São João da Barra encerra o ano de 2024, marcado por muito diálogo, comprometimento e trabalho para o desenvolvimento do município e o bem estar de sua população. Na avaliação do presidente da Casa, Alan de Grussaí, o saldo é bastante positivo. “Posso dizer que esta foi uma legislatura muito importante para o desenvolvimento de nossa cidade, em parceria com o Poder Executivo, pois avançamos bastante, com projetos relevantes. Outro ponto positivo foram as 86 emendas impositivas que fizemos no Orçamento do próximo ano”, disse Alan.
Segundo ele, foi possível ver o comprometimento de todos os nove vereadores na busca de soluções para os problemas enfrentados pela população. Este ano, os parlamentares apreciaram 154 requerimentos, 178 indicações, 29 projetos de resolução, 45 moções e 124 projetos de lei (sendo 29 propostos pelo Legislativo e 95 de autoria do Executivo).
Além disso, a Casa aprovou importantes projetos de lei para a sociedade, como o 032/2024, que institui o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer; Parkinson; Autismo e Outras Demência; o 043/2024, que autoriza o município a implantar o Programa de Orientação, Adoção de Medidas, Prevenção e Combate às Doenças de Pele Associadas à Exposição Solar; o 096/2024, que dispõe sobre a criação da Campanha Dezembro Verde – Não ao abandono de animais no município; o 110/2024, que dispõe sobre a liberação de espaços públicos para a prática e realização de exposições de carros modificados e encontros e campeonatos de som automotivo.
Por meio de requerimentos e indicações, os vereadores solicitaram demandas como: Pediatra 24h em Barcelos, substituição de postes de madeira por de concreto, contratação de fonoaudiólogos para as unidades de saúde, providências para o funcionamento do Entreposto Pesqueiro de Atafona, revitalização da Feira do Produtor, distribuição de água mineral nas escolas, aquisição de cadeirinhas de segurança para os ônibus que fazem o transporte escolar, criação de um centro de Fisioterapia no 5° Distrito, criação de salas sensoriais nas escolas, colocação de guardas em frente às escolas, agilidade nas cirurgias ortopédicas, construção de um hospital municipal, construção de vila olímpica, criação de programa de incentivo ao primeiro emprego, implantação de projetos esportivos na praia Canto das Pedras, no Açu.
O debate não ficou só por aqui. Este ano, os parlamentares foram duas vezes a Brasília, em busca de recursos e apoio para o município. Outra conquista importante foi a inauguração da nova sede da Câmara. A legislatura foi também marcada pela realização de um concurso público e pelo lançamento da segunda edição do livro “Subsídios para a história da Câmara Municipal de São João da Barra”, atualizado e revisado. Sessões solenes para entrega de comendas que já fazem parte do calendário oficial de eventos também marcaram o ano, bem como a realização dos projetos “Parlamento Jovem” e “Câmara Cultural”.
Alan se despede do cargo de presidente
Alan está em seu primeiro mandato como vereador e foi eleito presidente da Casa para o biênio 2023-2024. Após dois anos à frente do Legislativo, ele deixará a presidência no próximo dia 31 e conta que se sente feliz e realizado por presidir a Câmara em seu primeiro mandato e poder inaugurar a nova sede. “Pegamos a obra no esqueleto e entregamos um prédio moderno, o maior prédio público do município; com muito esforço, trabalho e mérito de toda uma equipe, pois sozinho a gente não conseguiria fazer nada. Colocamos o nome do prédio homenageando o saudoso vereador Franquis Arêas e fico muito feliz por ter dado a minha contribuição, enquanto presidente, para a entrega desse prédio maravilhoso e ter contribuído para o desenvolvimento e progresso do nosso município”, disse Alan, que foi reeleito pelo povo nas eleições deste ano e vai cumprir seu segundo mandato de vereador, a partir de janeiro.