Atualmente exercendo o seu quarto mandato na Câmara de São João da Barra, a vereadora Sonia Pereira (Soninha) acaba de assumir a presidência da Casa e tem trabalhado intensamente nesses primeiros dias. Dentre os municípios do Norte Fluminense, ela é a única mulher no cargo de presidente do Legislativo.
– Sempre digo que, lugar de mulher é onde ela quiser. Então, ser presidenta desta Casa me deixa muito feliz e realizada. Sou muito grata a Deus por esse momento tão importante de minha vida pública. Tenho muito a agradecer também aos meus eleitores e aos meus amigos vereadores, pela confiança depositada – ressalta Soninha, que foi eleita por unanimidade e é a segunda mulher a presidir a Câmara Sanjoanense. A primeira foi Carla Machado, de 1999 a 2000.
Ela conta que está bastante animada e cheia de ideias para a sua gestão. Uma delas é aproximar ainda mais a população às atividades da Câmara. Um dos caminhos para isso será a Escola Legislativa, criada em 2021. “Pretendemos oferecer diversos cursos aqui na nossa escola, tanto para os servidores como também para a nossa comunidade”, adianta a vereadora, que quer atender todos os dias em seu gabinete.
– Quero desenvolver uma gestão marcada pelo diálogo com todos os vereadores, pela transparência, pela valorização do servidor, pela participação popular e pela parceria com o Executivo em tudo o que for bom para os cidadãos – disse a presidente que, logo nos primeiros dias, fez questão de visitar todos os setores administrativos, para conhecer de perto o trabalho de cada um.
Além de dar continuidade aos eventos que já fazem parte do calendário da Câmara, ela também pretende criar ações para destacar datas importantes, como o Outubro Rosa, por exemplo. “Gosto muito de trabalhar e quero dizer ao povo sanjoanense que, ao lado da prefeita Carla Caputi, vamos trabalhar muito para atender os anseios da nossa população”.
A Mesa Diretora é o órgão que administra a Câmara e conduz todo o processo legislativo. Ela é eleita para um mandato de dois anos. Ao lado de Soninha, fazem parte atualmente da Mesa: o vice-presidente, Julinho Peixoto; o primeiro-secretário, Analiel Vianna e o segundo-secretário, Léo de Lolô.
Biografia – Soninha nasceu em Atafona e começou a trabalhar desde cedo, ajudando seu pai, que era pescador, e sua mãe, que tinha um restaurante. No entanto, a política sempre fez parte de sua história. Ela é irmã dos ex-vereadores sanjoanenses, Antônio José da Silva Pereira (que legislou por dois mandatos) e Carlos Pereira (edil por três mandatos, sendo presidente da Câmara duas vezes). Inclusive, foi ajudando na coordenação da campanha eleitoral de Carlos Pereira e, depois, em sua legislatura, que ela tomou gosto pela política. Ela também foi muito incentivada pelo seu irmão, o saudoso William Pereira, que foi presidente da Colônia de Pesca Z2 e sempre a apoiou a entrar para a vida pública. Soninha disputou pela primeira vez as urnas em 2012, pelo PT, e venceu com 989 votos. Nas eleições de 2016, também pelo PT, foi reeleita com 1615 votos. Soninha, que tem a Saúde como uma das suas principais bandeiras, também venceu as eleições de 2020, desta vez, pelo PP, com 1084 votos. E em 2024, pelo PT, foi reeleita com 1669 votos, assumindo seu quarto mandato. No Legislativo, ela ocupou a vice-presidência três vezes: 2013-2014; 2017-2018 e 2021-2022. Soninha também teve passagem pelo Executivo, sendo chefe de gabinete da ex-prefeita Carla Machado, de novembro de 2018 a janeiro de 2019.