Casa da Juventude de SJB emite ID Jovem

SJB

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Casa da Juventude, emite a ID Jovem, documento que garante meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de assegurar vagas gratuitas ou com desconto em transportes interestaduais, a jovens de 15 a 29 anos de família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

— Os benefícios da ID Jovem incluem descontos em eventos como shows, cinemas, circos e eventos esportivos para aqueles que atendem aos requisitos. Essa é uma conquista para a juventude de todo o país, possibilitando maior participação em atividades culturais e esportivas, além de facilitar o acesso ao transporte interestadual, de acordo com o Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015, do Governo Federal — explicou Diogo Pessanha, coordenador do Departamento da Juventude no município.

Para ter acesso ao benefício, os jovens devem comprovar renda familiar de até dois salários mínimos. A medida visa fortalecer os direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013), promovendo maior inclusão e acesso à cultura. Além dos descontos em eventos, a ID Jovem permite que os beneficiários utilizem o transporte público interestadual com até 50% de desconto ou gratuitamente, dependendo da disponibilidade.

Os interessados podem procurar a Casa da Juventude para emitir a ID Jovem, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua São Pedro, número 186, no Centro. Além da emissão da ID Jovem, também é possível utilizar o benefício através do novo aplicativo ID Jovem. Quem já tinha o aplicativo “ID Jovem 2.0” instalado, será necessário inserir novamente suas informações para emissão de nova carteirinha.

Requisitos:

– Ter entre 15 e 29 anos (o benefício vale também para não estudantes)

– Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal há pelo menos 24 meses e estar com os dados atualizados (para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social, o Cras)

– Ter renda familiar de até dois salários mínimos

– Ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *