Os moradores de Sabonete e localidades vizinhas do quinto distrito de São João da Barra receberam de volta a sua Unidade Básica de Saúde (UBS), totalmente reformada e ampliada, inclusive com a retomada do atendimento odontológico. A reinauguração foi feita nesta terça-feira, 21, pela prefeita Carla Caputi, acompanhada de integrantes da sua equipe e de vereadores. A comunidade também marcou presença e pôde contar com alguns serviços de programas da Secretaria Municipal de Saúde.
— É uma das primeiras inaugurações após o início do nosso novo mandato e eu estou muito feliz. Foram muitas obras ao longo desses dois anos que a gente esteve à frente e agora continuando. São mais de 160 obras e essa UBS representa mais uma conquista para a população aqui do quinto distrito. Mais importante do que os espaços físicos, que são fundamentais e temos a obrigação de estar colocando bem direitinho, são as pessoas. E precisamos trabalhar por elas e para elas. Junto com a minha equipe e com o Legislativo, a gente vai conseguir transformar cada vez mais as vidas de São João da Barra e devolver à população os resultados que ela precisa, não só em obras físicas, mas em uma cidade que cada vez mais dá orgulho de a gente viver — discursou a prefeita.
Reformada e ampliada a partir de uma emenda impositiva do vereador Julinho Peixoto, que contou com complementação financeira determinada por Carla Caputi, na UBS de Sabonete foi realizada a troca de toda parte elétrica, o que permitiu a adequação para a climatização. Outras mudanças importantes foram adaptações de acessibilidade com rampas e banheiros.
Presente na reinauguração, o secretário municipal Obras e Serviços, Alexandre Rosa, destacou outras intervenções, como a construção de consultórios, sendo um ginecológico, com banheiro completo, e outro odontológico, com sala de esterilização; além de uma farmácia; sala de curativo e dormitório para motorista de ambulância. A fachada também foi totalmente reformulada, assim com a parte interna que recebeu revestimento seguindo as normas de vigilância sanitária.
— É a quinta unidade de saúde que o governo Carla Caputi inaugura após reforma e temos outras também em andamento, prestes a serem entregues. A prefeita está reformando as unidades básicas nas comunidades, mas já nos solicitou o levantamento para a construção do tão sonhado hospital no município — destacou Alexandre.
A secretária municipal de Saúde, Arleny Valdes, falou da alegria de reinaugurar a UBS de Sabonete, uma das mais antigas do município. “Devolver essa unidade totalmente reformada, ampliada para a população é um grande prazer. A gente está voltando com o serviço de odontologia e retomando também os atendimentos médicos. Contamos com uma ambulância na unidade, e isso faz a diferença”, ressaltou a secretária, citando ainda que outros serviços como a farmácia e o agendamento de consultas facilita o acesso da população que não precisa se locomover, por exemplo, à sede do município, já que especialidades não ofertadas na UBS de Sabonete podem ser marcadas para Policlínica de Mato Escuro, também no quinto distrito.
Além de participar da reinauguração, a comunidade pôde conhecer e acessar alguns serviços da Saúde. Estiveram presentes equipes dos programas municipais de Controle do Tabagismo, do Hiperdia, de Odontologia, da Saúde da Mulher e de Controle de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, assim como profissionais do Centro Municipal de Práticas Integrativas.
“A gente trouxe os programas com o objetivo de colocar mais perto da população o acesso à promoção de saúde e para que os moradores possam conhecer também o que a Secretaria de Saúde oferece, facilitando o acesso dos pacientes ao informar o local de funcionamento e como pode acessar a cada programa. É uma forma de incentivar que a população procure cada um desses serviços”, comentou Arleny.