O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra avaliou como bastante positivo o resultado do terceiro mutirão de prevenção e combate à Dengue realizado na sexta-feira, 31, em diferentes pontos do município. Os cerca de 70 agentes de endemias que atuam em campo passaram por bairros da Sede, além do Nova Grussaí e do Lagoa, em Grussaí, e do Santa Rita, em Atafona, fechando os trabalhos do “NCZ em Ação” em janeiro.
“ Os mutirões no período de verão são uma importante ferramenta de trabalho, pois conseguimos vistoriar imóveis em locais estratégicos. É importante que a população receba os agentes, que têm um olhar humano clinico para encontrar possíveis focos. Dengue mata e a prevenção salva vidas.”, afirmou o diretor do NCZ, Matheus Moreira.
Com a ação desta sexta-feira, a terceira desde o início dos trabalhos e todas realizadas em janeiro, foram, ao todo, 2.876 imóveis visitados e 24 focos de larvas encontrados. Dos quatro mutirões restantes, a serem realizados em fevereiro, três serão às sextas-feiras, respectivamente nos dias 7, 14 e 21, e o quarto e último será no dia 26, uma quarta-feira.
*Nos cemitérios – Além dos mutirões regulares das sextas-feiras, o NCZ está realizando também, em datas à parte, mutirões nos cemitérios. Dos quatro existentes no município, dois já receberam a ação: o São João Batista, na Sede, e o da localidade de Roças Velhas. Os outros dois, o das localidades de Amparo e Capela de São Pedro, também passarão pelo mutirão, em datas a serem anunciadas.