São João da Barra já começa agitando seus tamborins com a apresentação da Corte do Carnaval 2025, ocorrida na noite de sexta-feira (21). A novidade deste ano é que a escolha do Rei Momo foi uma indicação de uma comissão interna da Secretaria Municipal de Cultura tendo o nome do folião Marcos Henriques Cândido da Silva vencido por unanimidade.
Outra inovação é que para a escolha da Rainha e Musa do Carnaval também houve indicação. A Secretaria prestigiou as tradicionais escolas de samba Congos e Chinês. O sorteio definiu que este ano os congoleses indicariam a Rainha e escolheram Ruth Chagas enquanto os chineses fizeram a indicação da Musa Pauline Penha. Haverá alternância dos postos a cada ano.
“Marquinho do Depósito”, como é conhecido, é um dos grandes foliões sanjoanenses, principalmente protagonizando a “Doutora Sarah” sambando de salto alto nos dias de folia. “Sempre gostei do Carnaval, mesmo na infância com pouco recurso, inventava brincadeiras. Desfilo há décadas nos blocos. Fiquei muito lisonjeado com a escolha do meu nome”, ressalta o Rei Momo.
A Rainha do Carnaval tem um histórico com sua escola do coração. Ruth iniciou nas alas do Congos em 2016 passando por destaque em alegoria e, desde 2020, é passista da agremiação. “É um sentimento de reconhecimento por todos esses anos me dedicando ao Carnaval sanjoanense. Tem também muita alegria e paixão por estar representando um posto tão significativo de uma cidade conhecida por sua forte cultura carnavalesca. Meu amor pelo carnaval é enorme e ser rainha é um presente e um sonho que estou realizando”, comemora.
Para a Musa, Pauline Penha, que foi a Rainha do Carnaval 2023, é uma grande honra e alegria representar o carnaval de sua cidade que respira arte e cultura o ano inteiro. Ela se diz uma apaixonada pelo Carnaval desde que assistia aos desfiles com seu avô e desfilou pela primeira vez em 2018 depois de um convite do Chinês. Pauline já participou de uma apresentação na Tuiuti e fez diversos workshops de samba com nomes renomados do carnaval.
De acordo com o secretário de Cultura, Gil Miranda, algumas mudanças são necessárias sempre quando foca na proteção do patrimônio material e imaterial. “O Carnaval é nossa manifestação cultural e devemos salvaguardar todas as tradições artísticas”, frisa.
A premiação para o Rei Momo foi de R$ 2.500 e para Rainha e Musa o valor foi de R$ 2 mil para cada. A Corte tem uma agenda oficial a cumprir desde a abertura do Carnaval na próxima quinta-feira, 27, quando a prefeita Carla Caputi entrega as chaves da cidade, passando pelo Concurso de Mascarados e Dominós e abertura dos desfiles das escolas de samba de domingo, segunda e terça, além do livre acesso aos trios elétricos no período carnavalesco.