Entre os assuntos debatidos pelos vereadores de São João da Barra na sessão desta terça-feira (25), destaque para a agricultura e a segurança pública. A fim de proporcionar mais tranquilidade aos moradores do bairro Perigoso e estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), o vereador Rommenik requereu a instalação de câmeras de segurança e a colocação de um container da Guarda Civil Municipal na BR-356, em frente ao IFF.
Três requerimentos voltados para a agricultura foram aprovados: criação do Centro de Saúde do Agricultor e implantação de transporte gratuito da produção agrícola de SJB para a Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa), com o objetivo de fomentar a atividade. Os dois pedidos foram feitos pela vereadora Joice Pedra. Ainda nessa temática, Junior Monteiro sugeriu ao Executivo, a criação do evento “Festival da Agricultura”, a exemplo do Festival do Abacaxi, que acontecia no 5º Distrito.
Indicações – Atendendo pedidos de famílias sanjoanenses que passam por problemas com drogas, Carlos Machado da Silva (Kaká) sugeriu ao município, a realização de um convênio com uma clínica especializada no tratamento de dependentes químicos. Alan de Grussaí pleiteou a construção de uma vila olímpica no loteamento Nova Grussaí, em um terreno próprio do município, entre a creche e a escola Evanir Gaia. Léo de Lolô indicou a reforma/manutenção da passarela de Grussaí, que liga a Beira da Lagoa ao bairro Nossa Senhora Aparecida.
Por meio de indicação, Junior Monteiro propôs a criação de uma comissão de trabalho para debater, pesquisar e apurar a legalidade e possibilidade de transformar a Guarda Civil Municipal em Polícia Municipal – mediante decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada no último dia 20.
Demais matérias aprovadas na sessão:
Eziel Pedro: construção de uma passarela de acessibilidade ao mar na direção da Rua Rio Grande do Sul (Telê Santana) e construção de uma ponte ligando os dois lados de Grussaí, iniciando atrás do antigo forró de Adegildo, final da rua das flores, e saindo nas imediações do bar do Kaqui.
Julinho Peixoto: reforma e ampliação do Estratégia Saúde da Família (ESF), de Campo de Areia.
Elisio Rodrigues: urbanização do loteamento existente na extensão do Parque Nossa Senhora da Conceição, em Barcelos.
Elisio Rodrigues e Rodrigo Machado: reforma do Estádio de Futebol José Dutra, em Barcelos.
Junior Monteiro: construção de um abrigo de passageiros na localidade de Nossa Senhora das Graças (antigo Enjeitado).
Rodrigo Machado: ampliação do cemitério de Roças Velhas (com melhorias na iluminação) e colocação de bancos e lixeiras no Estádio de Futebol Geraldo Nunes Barreto, no Açu.
Caio César: reforma da quadra esportiva da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, na sede.