Dia Mundial da Saúde Bucal: FMS reforça importância da prevenção

geral

Nesta quinta-feira, 20 de março, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, um lembrete sobre a importância dos cuidados diários com a higiene oral para a saúde e qualidade de vida. Mais do que um sorriso bonito, a saúde bucal está diretamente ligada ao bem-estar geral, podendo influenciar desde à digestão até à prevenção de doenças sistêmicas, como diabetes e problemas cardiovasculares. (

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém uma rede de atendimento odontológico 24 horas, garantindo suporte à população em casos de urgência. O serviço está disponível nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Farol, Ururaí e Travessão, no Hospital Geral de Guarus (HGG), na Clínica da Criança e no Hospital São José (HSJ). Além disso, a Clínica da Criança oferece atendimento exclusivo de odontopediatria, voltado ao cuidado especializado com os pequenos.

De acordo com o coordenador de odontologia da FMS, Rodrigo Muniz, a estrutura da rede municipal permite um atendimento ágil e eficiente. “Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso rápido e de qualidade ao atendimento odontológico, principalmente, em situações de urgência. Mas, além do tratamento, queremos reforçar a importância da prevenção, já que hábitos simples podem evitar problemas mais graves no futuro”, comentou.

EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Ainda de acordo com o coordenador, a data também é uma oportunidade para refletir sobre a importância da educação em saúde bucal, especialmente entre crianças e adolescentes, para que cresçam conscientes da relevância do autocuidado. “Ensinar desde cedo a importância da higiene oral é essencial para formar adultos mais saudáveis e prevenir complicações futuras”, completou.

A recomendação dos profissionais é clara e simples: Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental regularmente e visitar o dentista periodicamente. Pequenos cuidados diários fazem toda a diferença para evitar cáries, gengivite e outras doenças bucais que podem afetar, não apenas a boca, mas a saúde como um todo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *