Quase uma tonelada de carvão foi apreendida nesta terça-feira (25) em Campos, durante uma operação realizada pela Polícia Ambiental e desencadeada a partir de uma denúncia feita ao Linha Verde sobre carvoaria clandestina em operação no bairro Chave do Paraíso. (Leia mais abaixo)
PUBLICIDADE
De acordo com a polícia, as informações davam conta de que na Estrada da Palma, no interior de um sítio, existia uma carvoaria clandestina onde eram devastadas terras em uma possível área de proteção ambiental. Cumprindo a ordem de policiamento com objetivo de averiguar a denúncia, os policiais procederam ao local onde flagraram cinco fornos de carvão em pleno funcionamento, queimando grande quantidade de madeira para a fabricação de carvão e, próximo ao local, havia 23 sacos de carvão embalados, sem que cada saco pesava cerca de 30 quilos.
Foram realizadas diligências no entorno, mas não foram encontrados possíveis suspeitos, tampouco placas indicativas de licenciamento para a atividade.
PUBLICIDADE
Diante da situação e com base nos artigos 45 e 60 da lei 9605/98, a equipe procedeu à 146ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Segundo o programa Linha Verde, nos três primeiros meses do ano, foram cadastradas 66 denúncias de crimes ambientais em Campos dos Goytacazes, 20% a mais do que no mesmo período de 2024.
PUBLICIDADE
Para denunciar qualquer crime ambiental no Estado do RJ, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então utilizar o App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
Fonte : Campo24