A Secretaria Estadual de Saúde do Rio antecipou o início da vacinação contra a influenza para a próxima quarta-feira, dia 2 de abril. Nesta quinta-feira (27), a pasta começa a distribuir a primeira remessa de mais de 490 mil doses aos municípios. Ao todo, mais de sete milhões de pessoas podem ser imunizadas contra o vírus este ano.
PUBLICIDADE
A vacina contém o imunizante contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B. O público prioritário inclui gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, de forças de segurança e resgate, além de indígenas e quilombolas.
Neste ano, foram notificados 112 casos e seis mortes por influenza no estado. (Leia mais abaixo)
A estratégia nacional será lançada pelo governo federal em 07 de abril, mas os estados e municípios que receberem as doses já podem começar a vacinação.
Para se imunizar, basta ir a uma unidade básica de saúde. A vacina é contraindicada para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e da síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.
Fonte: CNN