Mulheres são homenageadas pela Câmara de São João da Barra com o Diploma Narciza Amália 

SJB

Com casa cheia e histórias de vida pra lá de inspiradoras, a Câmara de São João da Barra realizou, nesta sexta-feira (28), a entrega do Diploma Mulher Cidadã Narciza Amália. A solenidade teve como ponto alto, uma homenagem especial à sanjoanense Edilane Rangel Gomes, que foi esposa do saudoso vereador Franquis Arêas e recebeu do Legislativo, uma medalha e uma placa. Além dela, 13 mulheres foram agraciadas pelos vereadores, com uma placa. O evento contou com a presença da prefeita Carla Caputi.

– Receber esta homenagem em nome do meu saudoso esposo Franquis Arêas é motivo de muita alegria, emoção e gratidão. Agradeço profundamente à Câmara de Vereadores; em especial, à presidente Soninha Pereira, que sempre me tratou com muito respeito e carinho, e a todos os colaboradores desta Casa, por este reconhecimento, e por manter viva a memória e o legado de um homem que dedicou sua vida ao serviço público e ao bem-estar da população – disse Edilane.

As demais – As 13 agraciadas pelos vereadores foram:

Quitéria Maria Barcelos de Abreu (Alan de Grussaí);

Elenilça Ribeiro Meireles (Analiel Vianna);

Berecina Cardoso Rangel (Caio César);

Ilma Manhães Nunes Rodrigues (Elisio Rodrigues);

Valdinéia Rezende (Eziel Pedro);

Jocineia Ribeiro da Silva (Julinho Peixoto);

Josete Ribeiro Riscado de Paiva (Júnior Monteiro);

Maria das Graças Amaral Gomes (Kaká);

Rosângela Pessanha Alves de Souza (Léo de Lolô);

Nilcinea Caetano da Silva (Rodrigo Machado);

Maria da Penha Araújo Ribeiro (Rommenik),

Roselma Madalena Pedra (Sônia Pereira) e

Jamília Maia Pedra (Joice Pedra). Jamília não pôde estar presente e foi representada por sua filha Janice.

A presidenta da Câmara, Sônia Pereira, destacou que o evento visa celebrar a força da mulher sanjoanense, em diversas áreas de atuação, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Hoje, ao entregarmos essa comenda, estamos reafirmando nosso compromisso como mulher, presidenta desta Casa, de valorizar e reconhecer mulheres que, assim como Narciza Amália, dedicam suas vidas à construção de um mundo melhor”.  

A prefeita Carla Caputi contou que ficou emocionada com as histórias das homenageadas e parabenizou o Legislativo pelo evento. “A gente percebe que, quando cada um de nós nos colocamos para fazer o nosso melhor: mulheres, homens, pessoas, a gente colhe muitos frutos bons, e a história de cada uma aqui é isso: mulheres que fazem a diferença. Às vezes, no cotidiano de suas casas, e como isso é importante”, disse a prefeita, que presenteou as mulheres da mesa com buquês de flores.

A comenda – O Diploma Narciza Amália premia anualmente, 14 mulheres que tenham relevantes serviços prestados ao município, sendo 13 indicadas pelos vereadores e uma escolhida pela Câmara. Instituído em 2013, e em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o prêmio leva o nome da poeta sanjoanense que nasceu em 1852 e tornou-se uma das mais importantes mulheres do século XIX. Narciza Amália escreveu vários livros e entrou para a história como a primeira jornalista profissional do Brasil. A ilustre poeta faleceu em 1924. 

Por Alicinéia Gama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *