Um grupo de artesãs do Projeto Artesanato de São João da Barra participou, nesta segunda-feira, 31, de uma visita guiada ao Porto do Açu, localizado no quinto distrito sanjoanense. A atividade teve como objetivo promover a troca de experiências e a ampliação de conhecimentos sobre as oportunidades econômicas e culturais da região.
Durante a visita, as artesãs puderam conhecer a infraestrutura e os processos que fazem do Porto do Açu um dos principais complexos portuários do Brasil. A experiência proporcionou um momento de aprendizado que só foi possível para as artesãs graças à iniciativa da coordenação da Casa do Artesão Sanjoanense.
“Os artesãos assumem o papel de multiplicadores turísticos e culturais. São eles que estão em contato direto com os turistas nas feiras, esclarecem dúvidas e divulgam nosso calendário de eventos. Saber sobre o Porto do Açu faz parte deste processo”, pontuou a coordenadora de projetos Vania Pantoja.
Michelly de Souza, funcionária da Casa do Artesão e uma das artesãs participantes, ficou surpresa com a dimensão do empreendimento. “Foi uma experiência incrível conhecer de perto como o Porto do Açu funciona e perceber como ele está conectado com o desenvolvimento da nossa cidade. Essa visita nos inspira a pensar em como podemos incluir a identidade cultural do nosso artesanato em projetos que valorizem nossa terra e nossa história”, enfatizou.

