Após passar por uma reforma geral e receber obras de ampliação, a Creche Municipal Professor João Rodrigues Pinto, no Bairro de Fátima, voltou a receber, nesta segunda-feira, 31, os seus 131 alunos. O retorno ao prédio, que passou por uma série de adequações, foi comemorado pelos pais e funcionários da unidade, que exaltaram o ambiente mais seguro, funcional e adequado para o desenvolvimento das atividades escolares.
“A escola está muito bonita! Colocaram as grades, oferecendo mais segurança para nossos pequenos. A gente está muito feliz e a Prefeitura está de parabéns por essa escola maravilhosa”, comentou Cleidiane da Silva Freitas, mãe do pequeno Enzo Gabriel, que estuda na unidade há dois anos.
Para atender à crescente demanda de alunos na unidade, foram construídas quatro novas salas de aula amplas e um novo banheiro, equipado com três chuveiros, sanitário e lavatório; além de um playground coberto entre o novo anexo e o prédio que já existia. Além do novo banheiro, os que já existiam foram reformados, assim como todo o pátio.
Entre as outras melhorias na estrutura estão as substituições das janelas e portas da unidade por modelos mais seguros, reduzindo os riscos de acidentes. Antes as janelas eram no modelo pivotantes e agora são de correr. Já as portas passaram a ter visor, puxador e amortecedor.
Outro avanço foi a construção de um corredor interno, facilitando o acesso e a circulação entre as áreas externa e interna. A troca da cobertura do prédio é outro destaque. A estrutura de amianto, que estava danificada, foi substituída por um telhado colonial visando melhor conforto térmico. Também ocorreram a troca de telhas quebradas e impermeabilização das calhas, garantindo maior proteção contra infiltrações.
Com o atendimento de creche e pré-escola, a Creche Professor João Rodrigues Pinto atende os alunos em dois turnos. Segundo a diretora Fernanda Nunes, além da reforma e construção do prédio anexo, a unidade recebeu mobília completa. “Muito bom estarmos de volta à nossa casa toda reformada, com muitos brinquedos, salas arejadas e ventiladas para as nossas crianças. Estamos muito felizes!”, destacou.
Todas as intervenções na creche foram acompanhadas pelas secretarias municipais de Obras e Serviços e de Educação. Durante o período da reforma, para não comprometer o ensino, as aulas foram mantidas em módulos climatizados porque não havia uma unidade próxima que pudesse receber todos os estudantes.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, as melhorias realizadas na Creche Municipal João Rodrigues Pinto tornaram a unidade mais moderna, segura e adequada para atender às necessidades da comunidade escolar.
“A nossa secretaria vem cada vez mais reestruturando a nossa rede de ensino para oferecer espaços físicos adequados, com segurança, conforto e condições para desenvolver uma educação humanizada”, disse a secretária.




