A Formação Continuada para Gestores Escolares realizada pela Secretaria Municipal de Educação de São João da Barra reuniu 70 diretores, entre gerais e adjuntos, de 38 escolas municipais nesta quinta-feira, 3, no Auditório Municipal, na sede do município. O objetivo foi formar, estabelecer vínculos, debater e transmitir conhecimentos sobre como lidar com os desafios da gestão escolar no cotidiano.
Para a coordenadora geral de Educação, Janaína Monteiro, essa formação foi essencial para oferecer aos gestores condições, estratégias e conhecimentos para lidar com o cotidiano da gestão nas unidades diante das atualizações percebidas no meio escolar, que exigem um acompanhamento no mesmo ritmo.
“A gestão se faz com estudo, com técnica, com conhecimento, com estratégias. São as formas que a Secretaria de Educação identifica como o caminho para ter uma gestão sólida, significativa, capaz de exercer seu papel de forma democrática e consciente do papel da escola, tanto em termos de escolarização, mas, também, do seu papel social”, completou Janaína.O palestrante Carlos Eduardo Cardozo, graduado em Filosofia e Economia, mestre e doutor em Educação pela Unirio, gestor da Rede Santos Anjos e professor da pós-graduação pela Unilasalle, ministrou o tema: “O Cotidiano da Gestão Escolar”.
“Esse tema abre a porta para uma reflexão sobre os desafios e a possibilidades da educação hoje. É preciso constatar que a educação tem um contexto diferente, ela tem um contexto novo, que traz novos desafios”, destacou o palestrante.
Ainda segundo ele, os desafios também são estruturais e legislativos. “É uma capacitação direcionada aos diretores de escolas, que são as lideranças importantes para fazer com que a educação possa efetivar e formar bons cidadãos, abrir a possibilidade para a construção de pessoas novas”, ressaltou o palestrante.
Uma das participantes da formação foi Sayonara Freixas, diretora do Centro Municipal de Educação Avançada (CMEA 2), em Grussaí, que atende o ensino fundamental do 1º ao 9º ano, além da Educação de Jovens e Adultos, totalizando quase 700 alunos.
“É muito importante esse momento de aprendizado. Ao longo da trajetória a gente encontra vários desafios e situações que precisam de atenção. E esses encontros proporcionam suporte e subsídio para lidar e enfrentar essas situações corriqueiras do dia a dia na resolução de conflitos, ser um gestor que realmente é uma liderança, que agrega, que une, que faz a roda girar. Agradeço essa oportunidade de formação que contribuirá com o direcionamento de nossas ações, declarou Sayonara.
Para a secretária de Educação, Angélica Rodrigues, a Semed tem compromisso com o ensino de qualidade e entende que promover a formação dos profissionais da rede é fundamental. “A nossa secretaria se dedica durante todo o ano letivo com a atualização do conhecimento dos nossos professores e gestores, porque é preciso que estejamos atentos às constantes transformações da educação”, afirmou Angélica.


