Desenvolvimento da aquicultura familiar é discutido em SJB

SJB

Ações voltadas ao desenvolvimento da aquicultura familiar foram pauta de uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura de São João da Barra e do Escritório Regional Norte Fluminense I da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). O encontro aconteceu na sexta-feira, 4, na Sede da Secretaria, em Atafona.

A proposta é um projeto que possa impulsionar o setor, tornando São João da Barra referência por meio da piscicultura, e que será elaborado dentro do termo de cooperação técnica já existente entre Prefeitura e a Fiperj. Esse trabalho terá como base, de acordo com o responsável pelo Escritório Regional da Fiperj, Luis Bernabé Castilho, um diagnóstico que vem sendo realizado em todo o estado e também em São João da Barra.

“Estamos na fase de idealização do projeto, que passa pelo fechamento de cronograma de execução, análise relacionada a recursos, entre outros pontos. A referência serão as informações obtidas pelo diagnóstico, que irá mostrar pessoas que atuam na produção de peixes no município, como está a atividade (em andamento ou parada), a estrutura do município e o potencial de produção”, afirma Bernabé, adiantando o perfil favorável do município para aquicultura familiar, com terrenos planos, boas condições hídricas, entre outras.

O Secretário Municipal de Pesca e Aquicultura, Cláudio Márcio Martins, destaca a parceria com a Fiperj no desenvolvimento da pesca e da aquicultura no município. “Ter à disposição esse aparato técnico representa muito para o avanço cada vez maior da pesca e da aquicultura familiar em São João da Barra. Por meio desta parceria, podemos avançar em ações que impactam diretamente na renda dessas pessoas e, em consequência, no desenvolvimento do setor e da economia de uma forma geral”, disse.

O termo de cooperação técnica entre Prefeitura e Fiperj oferece atendimento toda a quinta-feira, em horário comercial, na sede da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, na Rua Jorge Moreira da Costa, nº 16. Da reunião na sexta-feira, além do secretário Cláudio Márcio Martins e do responsável pelo escritório regional Luís Bernabé, participaram o gerente de apoio administrativo da Secretaria municipal de Pesca e aquicultura, José Antônio Pereira, o gerente administrativo, João Batista dos Santos Filho, e o secretário executivo, Welton Jorge Amaral da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *