São João da Barra, RJ – O município de São João da Barra contará, em breve, com reforço no efetivo policial, além da reabertura do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da localidade de Sabonete e a manutenção do funcionamento do DPO de Barcelos. As decisões foram anunciadas durante uma reunião realizada nesta terça-feira, 8 de abril, no gabinete da prefeita Carla Caputi, reunindo autoridades civis, militares e representantes do Legislativo Municipal.
O encontro contou com a presença da deputada estadual Carla Machado, responsável pela articulação da agenda com o secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, na semana anterior, no Rio de Janeiro. A iniciativa visa fortalecer a segurança pública no município, especialmente nas localidades que demandam maior presença do policiamento ostensivo.
Estiveram presentes na reunião o coronel André Santos, comandante do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA); o tenente-coronel Arthur Barbosa, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM); e o tenente Márcio Pereira, comandante da 5ª Companhia da PM em São João da Barra.
A prefeita Carla Caputi destacou a importância do trabalho conjunto entre as esferas municipal e estadual para garantir mais segurança à população. “Estamos trabalhando de forma integrada para que o cidadão sanjoanense se sinta mais protegido. A reativação dos DPOs e o aumento do efetivo policial são avanços importantes nesse caminho”, afirmou.
A deputada Carla Machado reforçou que o pedido foi levado ao alto comando da PM com base nas demandas da população local. “A segurança pública é prioridade, e esse retorno do Estado às localidades mais afastadas faz toda a diferença no dia a dia das pessoas”, declarou a parlamentar.
A reunião também contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, vereadora Soninha Pereira, acompanhada dos vereadores Júnior Monteiro, Kaká, Analiel Vianna, Alan Barreto, Rodrigo Machado, Joice Pedra, Eziel Pedro, Caio César e Léo de Lolô. Pelo Executivo, participaram o secretário de Segurança, Anderson Campinho, o subsecretário Artur Miler e o chefe de gabinete Rodrigo Florencio.
O município aguarda, agora, a efetivação das medidas anunciadas, que representam um avanço significativo na presença do policiamento ostensivo nas comunidades de Sabonete e Barcelos, além de reforçar o compromisso das autoridades locais com a proteção e o bem-estar dos cidadãos.