A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e sua Coordenação de Serviços Sociais, segue fortalecendo o compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desde setembro de 2021, o município já emitiu 1.280 Carteirinhas Municipais de Identificação do Autista (CMIA), um importante instrumento de cidadania e acolhimento.
A carteirinha garante benefícios fundamentais como gratuidade no transporte público para o portador e um acompanhante, prioridade em filas, isenção em ingressos de parques e brinquedos, além de facilitar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo INSS.
“A identificação é essencial. Quando a criança chega num local público mais agitada, a carteirinha ajuda a evitar julgamentos e garante que ela seja acolhida com respeito”, afirma Vera Regina Abreu, assistente social da Secretaria de Saúde.
A CMIA tem validade de 5 anos, e seu uso tem feito a diferença na rotina de muitas famílias, como é o caso de Greice Ana Alves, mãe de Murilo, de 6 anos:
“Vai facilitar muito na ida e volta das terapias com a gratuidade nos ônibus. E em locais públicos, também ajuda a comprovar nossa prioridade”, disse emocionada.
📌 COMO FAZER A CARTEIRINHA
O cadastro pode ser feito diretamente na Coordenação de Serviço Social, anexa à Secretaria de Saúde, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. O prazo de entrega da carteirinha é de até 15 dias úteis.
Documentos necessários:
- RG e CPF (da criança e do responsável)
- Cartão do SUS
- Foto 3×4
- Comprovante de residência
- Tipo sanguíneo
- Caderneta de vacinação (para menores de 18 anos)
- Laudo médico com CID
A emissão da carteirinha foi possível após alteração na Lei Municipal nº 8.863, com aprovação da Câmara de Vereadores e sanção do prefeito Wladimir Garotinho, em agosto de 2021.
Com ações como essa, Campos dos Goytacazes dá um passo firme na construção de uma cidade mais inclusiva, justa e acolhedora para todos.
Se desejar, posso também adaptar esse conteúdo para Instagram, com gatilhos para engajamento, ou montar uma arte visual com destaque para os benefícios da carteirinha. Deseja?