Turismo apresenta em Brasília projeto da Ciclovia Inteligente entre Campos e SJB

Campos dos Goytacazes

Cinco projetos da Secretaria Municipal de Turismo de Campos foram apresentados e protocolados no Ministério das Cidades durante reunião na noite dessa segunda-feira (11), em Brasília. Segundo o secretário de Turismo de Campos, Hans Muylaert, um dos principais projetos foi o da Ciclovia Inteligente, que unirá Campos à cidade vizinha de São João da Barra. O trecho Campos X SJB é um ramal ferroviário que foi erradicado e é de propriedade da Superintendência do Patrimônio da União (SPU-RJ), com aproximadamente 35 quilômetros.

Estavam presentes na reunião o ministro das Cidades, Jader barbalho Filho; o deputado federal Gutemberg Reis; seu chefe de Gabinete Almeida Neto; que receberam Hans Muylaert e o seu chefe de Gabinete, Fabiano Gomes. “Seguindo orientação do prefeito Wladimir Garotinho, estamos buscando recursos e, com abertura através do Governo do Estado, chegando até o governo federal”, disse o secretário. 

O estudo da ciclovia, ligando Campos a São João da Barra, realizado pela professora Maria da Glória Alves, do Laboratório de Engenharia Civil da Uenf, foi complementado com características para atender a critérios de captação de recursos e foi apresentado ao secretário, ressaltando que a ciclovia também representaria mais segurança para os ciclistas no trajeto.

“Apresentamos, junto ao deputado Gutemberg Reis; ao ministro Jader Filho; a Ciclovia Inteligente, que mantém o projeto original de seguir o traçado do ramal ferroviário erradicado e complementa com toda a tecnologia das Cidades Inteligentes, com iluminação por energia solar, rede Wi-Fi e monitoramento. Um projeto de mobilidade urbana é um grande equipamento turístico,” disse Hans Muylaert.

A professora Maria da Glória Alves tem como projeto de extensão universitária a implementação do turismo no Norte Fluminense, que inclui várias ações. “Uma delas é a criação de uma ciclovia no antigo dique do Rio Paraíba do Sul, que começaria no município de Campos e se estenderia até São João da Barra. Neste percurso, os ciclistas teriam a oportunidade de ter acesso as paisagens, como prédios históricos, antigas usinas de açúcar, fazendas rurais, praias e ilhas. Em São João da Barra, o rio encontra o mar e cria o delta do Rio Paraíba do Sul. É algo muito importante para o turismo da região. O município de Campos já tem a bicicleta como um meio de transporte bastante usado pela população e o trajeto irá proporcionar a paisagem maravilhosa”, conclui a pesquisadora e professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *