A família da jovem, identificada com as iniciais A.G. M, de 19 anos autorizou nesta sexta feira (14) que a equipe do Programa Estadual de Transplante retornasse ao Hospital Ferreira Machado (HFM), para mais uma captação de órgão. A família autorizou a retirada do fígado, os rins e as córneas residente no bairro do Turf Clube, que teve morte encefálica.
O gesto de generosidade e solidariedade da família neste momento de dor, permitiu a equipe médica captar o fígado, os rins e as córneas que vão ajudar cinco pessoas, explicou o psicólogo Luiz Cosmelli, do NF Transplantes.
O psicólogo agradeceu mais uma vez a toda as equipes multiprofissionais do Hospital Ferreira Machado, do Programa Estadual de Transplante, da O Organização da Estrutura de Procura de Órgãos, sediada em Itaperuna, que faz parte da estrutura de doação do norte-noroeste e , principalmente à família da doadora, ressaltou Cosmeli.
Só este ano foram 8 captações de órgãos que resultou 4 pares de córneas, 4 rins, 7 fígados, tendões e pele. A última captação ocorreu no mês de julho.