Já está tudo organizado para um dos eventos mais tradicionais da praia de Farol de São Tomé, o 11º Festival de Petiscos, esse ano realizado nas duas primeiras semanas de setembro – dias 1º, 02 e 03 e 07, 08, 09 e 10 – na orla da praia campista. Nesta quarta-feira (08), a Associação de Hotéis, Comércios e Similares do Farol (Ashcom), promotora do evento, junto com os comerciantes que estarão participando, fizeram a apresentação dos pratos.
O Festival de Petiscos conta com apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Secretaria de Turismo, entre outros órgãos municipais, além do Sicoob Fluminense e Cervejaria Ambev. Um total de 10 restaurantes, duas docerias, uma sorveteria/açaiteria e um estande de drinques e cachaças estarão comercializando seus produtos com valor único de R$ 25,00.
E para animar a festa, cerca de 30 atrações musicais estão sendo agendadas, com previsão de duas ou mais a cada dia. A estimativa dos organizadores é de um público em torno de 80 mil pessoas durante todo o Festival, superando a média do ano passado, de cerca de 70 mil.
O Festival de Petiscos foi idealizado pela primeira diretoria da Ashcom, na época presidida por Ordiley Caetano, o “Leley”.
“A cada ano que passa o Festival se consolida ainda mais. Para você ter uma ideia, comerciantes e moradores da praia, assim como pessoas que residem ao redor, esperam ansiosos, porque movimenta os setores econômicos locais e dar vida à praia campista”, afirma Leley.
A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, esteve na apresentação dos pratos e afirmou: “Seguimos apoiando um dos eventos mais importantes do calendário de festas da praia de Farol de São Tomé, no qual pratos maravilhosos revelam deliciosas receitas que só o Festival de Petiscos nos oferece. Mais uma vez será sucesso”, acrescentou a presidente, ao lado do representante da Secretaria de Turismo, o chefe de Gabinete, Fabiano Gomes.
PREPARATIVOS
Maria Cirene Rodrigues, proprietário do bar Casa Country, vai participar pela segunda vez e a expectativa é grande. “O Festival de Petiscos sempre alcança grande público, que comparece à praia para provar as nossas delícias e curtir momentos de descontração”.
Juliana Franco, do Restaurante Braseiro São Tomé, ao lado do marido Matheus, disse que ano passado foi muito bom e esse ano promete ser melhor ainda. “Todos nós começamos a elaborar tudo muito antes, para que tudo saia dentro do planejado. Isso tudo é muito bom para movimentar a praia”, afirmou a comerciante, no intervalo da arrumação dos pratos que serão apresentados, bolinho de aipim com camarão, coxinha com catupiry e surgão de frango.
O Festival de Petiscos se tornou patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro por meio da lei 919/2019, de autoria do então deputado estadual Gil Vianna.