O Festival de Folclore e Cultura Popular, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de São João da Barra em parceria com as secretarias de Turismo e Lazer e de Educação, contará com uma vasta programação e acontece entre os dias 19 e 22 de agosto no centro da cidade.
O evento apresentará a exposição “Personalidades Folclóricas do Município”, na Antiga Casa de Câmara e Cadeia, um trabalho em conjunto com escolas municipais, seguida de um bate-papo cultural com o jornalista e compositor Edevigens Cardozo sobre o Bloco de Mascarados. O festival contará, ainda, com rodas de conversa sobre folclore e causos, com historiadores e folcloristas, capoeira, pocket show “O Sonho do Menino João – Um Auto Folclórico” e “O Reisado das Pastorinhas – Uma Opereta Popular”. Para os alunos que se interessarem em horas acadêmicas complementares, a Secretaria disponibiliza o link (aqui) para emissão de certificado para comprovação de participação das rodas de conversa e mesa redonda.
Na programação constam Cantigas Folclóricas com as turmas das oficinas de Canto e Jogos Musicais, do Palácio Cultural Carlos Martins. Cada dia do festival haverá apresentação de uma quadrilha junina, além das baterias das escolas de samba Congos e Chinês que fecharão a programação no sábado e domingo.
Para o gerente de Cultura Popular da secretaria, Tarciso Malhardes, o município tem uma potencialidade em cultura popular e um folclore rico que precisa ser divulgado e resgatado.
“A criação da Secretaria de Cultura tem um propósito muito bem definido que é o fomento às políticas culturais, salvaguardar o patrimônio e incentivar os artistas. Estamos consolidando um trabalho neste viés para que nossa identidade seja reconhecida e potencializada”, argumenta o secretário da pasta, Gil Miranda.
PROGRAMAÇÃO
Dia 19 (sábado)
19h – Abertura da Exposição “Personalidades Folclóricas do Município” – Antiga Casa de Câmara e Cadeia
20h – Bate-papo cultural “Mascarado na Rua”, com Edevigens Cardozo
20h30 – Quadrilha Lourenço do Espírito Santo
21h30 – Bateria da Escola de Samba Chinês
Dia 20 (domingo)
15h – Festival de Bandas e Fanfarras
18h – Folia de Reis de São Fidélis
20h – Quadrilha Sonho, Amor e Fantasia
21h – Bateria da Escola de Samba Congos
Dia 21 (segunda)
19h – Bate-papo cultural “Anna Augusta: Uma Vivência do Folclore Sanjoanense”, com Fernando Lobato, Tânia Aquino e Bruno Costa
20h – Apresentação de cantigas folclóricas
20h30 – Quadrilha CEPEG
Dia 22 (terça)
15h – Mesa redonda cultural “Estórias, Lendas e Causos de Nossa Terra”, com Fernando Lobato, Marlene, Marly e Maria Eny Amaral. Mediador: Bruno Costa
16h – Apresentações Folclóricas
18h30 – Apresentação de roda de capoeira e de tambores com as oficinas da Casa de Pedro
19h – Apresentação de Cantigas Folclóricas, com as turmas das Oficina de Canto e Jogos Musicais do Palácio Cultural Carlos Martins
20h – Pocket Show “O Sonho do Menino João – Um Auto Folclórico”
20h30 – Pocket Show “O Reisado das Pastorinhas – Uma Opereta Popular”
21h – Quadrilha Mãe Querida