Os pacientes que aguardavam atendimento na UMS Félix de Sá, em São João da Barra, receberam informações sobre a prevenção do câncer de mama nesta quarta-feira, 19. A mé-dica Sumara Valinho ministrou uma palestra sobre mitos e verdades em relação à doença. O evento, organizado pela Coordenação do Programa Saúde da Mulher de SJB, faz parte da programação do “Outubro Rosa” da Secretaria Municipal de Saúde e chamou a atenção para a campanha “Outubro Verde”, de prevenção e combate à sífilis.
Na palestra “Mitos e verdades sobre o câncer de mama”, Sumara Valinho falou sobre o pa-pel da mulher na sociedade, além de ter abordado questões relacionadas à prevenção da doença, possíveis causas, sintomas e diagnóstico. “É importante estar atenta aos sinais e manter uma rotina de consultas e exames de acordo com a orientação médica”, alertou a médica.
Também participaram do evento o médico Gustavo Crespo, a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher de São João da Barra, Márcia Abreu, e a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids, Hélia Vargas, que falou sobre sífilis e sífilis congênita em alusão ao Outubro Verde.
Para a paciente Rosa de Souza, diagnosticada há 4 anos com câncer de mama, informação é fundamental. “Esses momentos são importantes para alertar sobre o câncer, para que as mulheres possam buscar atendimento o quanto antes. Já passei por várias etapas, inclusive cirurgia, e sou grata por ter tido um diagnóstico logo no início da doença”, contou.
O cronograma do Outubro Rosa prossegue no dia 26 com palestras na ESF de Mato Escuro, às 9h30, e na ESF de Barcelos, às 13h. Já no dia 27, a ação será no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sabonete, às 9h30. Encerrando a programação do mês, no dia 31, a palestra será realizada no Centro Municipal de Práticas Integrativas, na sede do município, às 10h.
Outubro Verde – prevenção e combate à sífilis – A coordenadora do Programa Muni-cipal de IST/Aids, Hélia Vargas, reforçou que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a transmissão. “O tratamento está disponível de forma gratuita na rede municipal, assim como a realização dos testes rápidos que podem ser feitos nas unidades de saúde ou na Policlínica Municipal às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h”, explicou.