O artesanato de São João da Barra foi destaque durante os três dias da Abav Expo, a maior feira de turismo da América Latina que aconteceu de 27 a 29 de setembro no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. Foram 500 peças em crochê, macramê, pintura em tecido, biscuit, biojóias com sementes e escamas de peixe, taboa, acessórios em miçangas e costura com retalhos de tecidos confeccionados por 22 artesãos do grupo Artesanato de São João da Barra.
Um dos sucessos foram as bolsas em miçanga produzidas pela artesã Ilza Cascaes dos Santos exclusivamente para a feira. “Fiquei feliz com esse resultado. Tenho investido bastante não só em material, mas em cursos para aperfeiçoar minha técnica e já estou com a mão na massa na produção para a ExpoBarra”, contou.
No calendário de feiras que o grupo vai participar estão a ExpoBarra, de 11 a 15 de outubro, e a Expo Rio Turismo, que acontece de 19 a 22 de outubro. Além da venda e exposição dos produtos, a feira também proporciona networking para as artesãs.
“Duas instituições já estão com o contado das artesãs de taboa, interessadas que elas ministrem um curso e representantes do Geoparque Lagoas e Costões iniciaram um diálogo para a realização de um dia G para lançamento de um selo em artesanatos que tenham a identidade da fauna, flora e cultura do nosso município”, explicou a coordenadora de artesanato Vania Pantoja.
O Projeto Artesanato de São João da Barra faz parte da Secretaria de Turismo e Lazer e conta com o apoio das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Educação.