Inscrições abertas para o Seminário que aponta caminhos para transição energética

Campos dos Goytacazes

As inscrições para participação na terceira edição do Seminário Energy Day (Dia de Energia), evento regional que será realizado nesta quinta-feira (05), no Teatro do Sesi, em Campos, estão abertas. O evento é uma iniciativa conjunta da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Sebrae, Firjan, Petrobras, Prefeitura de Campos, Governo do Estado e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). As inscrições são limitadas e podem ser realizadas AQUI.

O objetivo é debater a transição da matriz energética e apresentar oportunidade de negócios com a inovação. Haverá participação da Petrobras, do Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBF) do Governo do Estado, Porto do Açu, universidades, empresas inovadoras, além de instituições geradoras de inovação para área de energia. Durante a realização de diversos painéis de debates técnicos com expertise no assunto, serão apresentados caminhos para as energias renováveis e o reposicionamento do setor de óleo e gás.

O Secretário Municipal de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, que integra a Comissão organizadora do evento, destaca que a programação consta de diversos painéis com participação de equipe técnica da Prefeitura de Campos, do Estado, do Sebrae, da comunidade acadêmica e startups, com apresentação do setor produtivo e da sociedade, com todas mudanças e oportunidades de negócios que a transição da matriz energética vai proporcionar para o desenvolvimento do município e região.

CAMINHOS PARA TRANSIÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA

Diversos painéis vão apresentar caminhos para a transição da matriz energética para energias renováveis com oportunidades. O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico, vai apresentar o mapa de Energias Renováveis, que será objeto de considerações para oportunidades de negócios para investidores, com a participação de técnicos do Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, de Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado do Rio de Janeiro.

“Num dos painéis teremos apresentação de plataformas para as indústrias de baixo carbono, com a participação relevante de gestores e técnicos da Eletra, empresa de inovação tecnológica que fabrica ônibus elétricos. Termos neste painel equipe do Porto do Açu, da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação de Campos e corpo acadêmico das universidades de Campos e da startup Tec Campos, que desenvolve tecnologias para aplicação em processos produtivos diversos e, também, no setor de serviços. Reservamos espaço para um painel especial com demonstração sobre o potencial regional para incremento de unidades geradoras da energia fotovoltaica, levando em conta o nível de insolação e de ventos produzidos no Norte Fluminense, que também oferece extensas áreas planas, adequadas para a implantação de usinas fotovoltaicas e parques de geração de energia eólica”, destaca Marcelo Neves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *