As inscrições para participação na terceira edição do Seminário Energy Day (Dia de Energia), evento regional que será realizado nesta quinta-feira (05), no Teatro do Sesi, em Campos, estão abertas. O evento é uma iniciativa conjunta da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Sebrae, Firjan, Petrobras, Prefeitura de Campos, Governo do Estado e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). As inscrições são limitadas e podem ser realizadas AQUI.
O objetivo é debater a transição da matriz energética e apresentar oportunidade de negócios com a inovação. Haverá participação da Petrobras, do Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBF) do Governo do Estado, Porto do Açu, universidades, empresas inovadoras, além de instituições geradoras de inovação para área de energia. Durante a realização de diversos painéis de debates técnicos com expertise no assunto, serão apresentados caminhos para as energias renováveis e o reposicionamento do setor de óleo e gás.
O Secretário Municipal de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, que integra a Comissão organizadora do evento, destaca que a programação consta de diversos painéis com participação de equipe técnica da Prefeitura de Campos, do Estado, do Sebrae, da comunidade acadêmica e startups, com apresentação do setor produtivo e da sociedade, com todas mudanças e oportunidades de negócios que a transição da matriz energética vai proporcionar para o desenvolvimento do município e região.
CAMINHOS PARA TRANSIÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA
Diversos painéis vão apresentar caminhos para a transição da matriz energética para energias renováveis com oportunidades. O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico, vai apresentar o mapa de Energias Renováveis, que será objeto de considerações para oportunidades de negócios para investidores, com a participação de técnicos do Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, de Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado do Rio de Janeiro.
“Num dos painéis teremos apresentação de plataformas para as indústrias de baixo carbono, com a participação relevante de gestores e técnicos da Eletra, empresa de inovação tecnológica que fabrica ônibus elétricos. Termos neste painel equipe do Porto do Açu, da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação de Campos e corpo acadêmico das universidades de Campos e da startup Tec Campos, que desenvolve tecnologias para aplicação em processos produtivos diversos e, também, no setor de serviços. Reservamos espaço para um painel especial com demonstração sobre o potencial regional para incremento de unidades geradoras da energia fotovoltaica, levando em conta o nível de insolação e de ventos produzidos no Norte Fluminense, que também oferece extensas áreas planas, adequadas para a implantação de usinas fotovoltaicas e parques de geração de energia eólica”, destaca Marcelo Neves.