Em comemoração ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, celebrado no dia 13 de outubro, o Departamento de Fisioterapia, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), irão realizar um ciclo de palestras no auditório do Centro administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), sede da Prefeitura de Campos. O evento acontece na próxima segunda-feira (09), das 9h às 15h. Para participar, os interessados—profissionais e acadêmicos em fisioterapia e terapia ocupacional— devem fazer a inscrição AQUI que já está liberado.
A programação, que também celebra os 54 anos de regulamentação das profissões, conta com abertura solene com representantes do município e do Crefito-2, como a chefe do Departamento de Fisioterapia de Campos, Lisiane Saad; da Representante do Crefito-2 Norte Fluminense, Andreia Azevedo; do chefe do Serviço de Reabilitação do Hospital Geral de Guarus (HGG), Sandro Muci; e do chefe do serviço de Fisioterapia do Hospital Ferreira Machado (HFM), Ettes Martins.
Parte do serviço da área de saúde, o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, estabelecido em janeiro de 2015, quando foi sancionada a Lei nº 13.084, cuja profissão foi regulamentada pelo Decreto Lei 938 de 13 de outubro de 1969. Para Lisiane Saad, a realização do encontro é uma forma de valorização e reconhecimento desses profissionais.
“Comemorar essa data é muito importante para fortalecer a união entre os profissionais e valorizar essa área que é tão relevante para saúde e, que com o decorrer do tempo a gente vem lutando tanto pelo reconhecimento e para ter nosso espaço e direitos respeitados”, disse Lisiane acrescentando, ainda, que “a data é celebrada desde 1969, mas só em 2015 que se tornou lei e foi sancionada. “Acredito que temos muitos espaços a conquistar ainda e estamos, aos poucos, conseguindo mostrar à sociedade o quão é importante na qualidade de vida do ser humano” completou.
Ao todo serão seis palestras. O tema “Fisioterapia no Esporte com Atletas de Alto Rendimento” será ministrado pelo fisioterapeuta da Senhor Sport Reabilitação e Performance e da Confederação Brasileira de Voleibol, Rodrigo Azevedo. Já o “Estimulação e Reabilitação Cognitiva na Terapia Ocupacional” será abordado pela terapeuta ocupacional da prefeitura, Residencial Sênior Árvore da Vida, Andréa Fabíola, além de “Uma Terapeuta Ocupacional atuando na Atenção Básica”, pela terapeuta ocupacional, matriciadora em Saúde Mental na PMCG e professora de Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Campos, Tânia Terra.
A coordenadora das UTIs adulto e Unidade de Internação Unimed Campos e fisioterapeuta plantonista na UTI cirúrgica do HEAA, Pamela Barbosa, irá ministrar palestra sobre “Uso Racional de Oxigênio da Emergência a UTI”, e o fisioterapeuta rotina UTI Pronto Cardio, plantonista do HFM, Bruno Souza, falará sobre “Desmame da Ventilação Mecânica”.
Haverá também abordagem sobre “Saúde Pública X AVE X Reabilitação”, com Fabrício Quintanilha, que é delegado do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (SINFITO) Norte Fluminense, Conselheiro Municipal de Saúde pelo Crefito 2 em Campos e fisioterapeuta na SCMC e Universo. Já a fisioterapeuta coordenadora do curso de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá e do Ambulatório interdisciplinar do Hospital Plantadores de Cana (HPC), Adelaine Alves, fechará a programação com a palestra “Reabilitação em grupo para pacientes com doença de Parkinson”.