A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove nesta sexta-feira, 27, das 9h às 16h, no Ciep 265 Municipalizado Profª. Gladys Teixeira, a XI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FeMuCTI). O evento é realizado pela Prefeitura de São João da Barra com parceria do Instituto Federal Fluminense (IFF) – campus São João da Barra, Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Educação.
A FeMuCTI terá a participação de 78 alunos do ensino fundamental II da rede municipal de ensino e 24 alunos do ensino médio do IFF, que vão expor seus trabalhos nos estandes, com visitação aberta à comunidade. Ao todo, incluindo professores e demais equipes da Semed, 60 profissionais estão envolvidos na organização e realização do evento.
O tema da edição deste ano é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o mesmo da XVII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FeCTI), que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, e da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 14 a 22 de outubro.
— Será um dia inteiro de muito conhecimento e troca de experiências, com foco em ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, envolvendo a comunidade escolar em um evento que a cada ano se torna maior e mais significativo. Nossos alunos estão desde abril se planejando para a FeMuCTI sob a orientação dos professores de diferentes áreas do conhecimento, numa proposta interdisciplinar. Toda a comunidade será bem-vinda para prestigiar as exposições nos estandes da feira — convida a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
Serão 20 estandes de escolas e instituições parceiras. Entre os temas abordados pelos alunos do ensino fundamental II da rede municipal estão: biodigestor caseiro, consumo e produção sustentável a partir da energia solar, que lixo é esse aqui?, microplásticos: um grande problema ambiental, sabão reciclado, produção de sabão (líquido e em barra) a partir de óleo de cozinha, extração de óleo essencial e hidrolato dos frutos da Schinus Terebinthifolia (aroeira-vermelha), hortas urbanas sustentáveis com irrigação por capilaridade, produção e consumo sustentável, a importância da compostagem, horta inteligente: o x da questão, compostagem e horta escolar e ilha de calor urbana.
A FeMuCTI é uma demonstração do potencial inovador do sanjoanense, define o coordenador de Projetos Educacionais e Ambientais da Semed, Marcelo Almeida. “O engajamento de alunos e orientadores para desenvolvimento de projetos tecnológicos e sustentáveis que serão apresentados na FeMuCTI comprovam que vale muito a pena investir cada vez mais em ensino e ciência, com suporte em insumos para estudantes e valorização dos professores”. Integrante da equipe de Projetos e uma das organizadoras da FeMuCTI, Charlene Rangel completa: “O trabalho brilhante e a dedicação em ação conjunta de uma equipe que entende a aprendizagem como algo além da sala de aula incentiva o trabalho de produção tecnológica e científica em todas as unidades escolares do município, estimulando o poder de criação dos nossos alunos e nos estimulando a um trabalho continuado”.