O VII Fórum de Inclusão de São João da Barra, promovido pela Coordenação de Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, (Semed), teve a inclusão, empatia e respeito como temas centrais abordados nas palestras e nas diversas atividades que integraram o evento, realizado na sexta-feira, 1º, no espaço do Cemeja, no Ciep 265 Municipalizado Profª. Gladys Teixeira. O evento começou de manhã com a II Caminhada Inclusiva, iniciada em frente ao Clube Democrata. O evento contou com a participação de 150 pessoas, entre coordenadores, professores mediadores, cuidadores, professores de Educação Especial, alunos e pais de alunos.
Houve premiação de projetos desenvolvidos pelos alunos e apresentação de alunos do curso de Libras. O fórum contou também com palestra sobre inclusão com responsabilidade, promovida pela professora e fonoaudióloga Helen da Silva Ribeiro de Azevedo, especialista em Educação Especial, Saúde Mental, Desenvolvimento da Infância e Adolescência e em Gerenciamento e Gestão à Distância.
Durante a tarde foram realizadas duas oficinas: “A arte de falar com as mãos”, com a professora Paloma Azevedo, e “A música no contexto da aprendizagem”, com o professor Cícero Carlos. O evento foi realizado dois dias antes do Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 3 de dezembro.
Mediadora na Escola Municipal Ângelo Antônio Mendonça, a professora Angelica Flor definiu o fórum como um momento essencial para os profissionais da área. “Esta capacitação é muito importante para contribuir com nosso desafio cotidiano de desenvolver um trabalho de qualidade com essas crianças que são tão especiais para nós e merecem, assim como todos os alunos da rede municipal, ter acesso a uma educação de qualidade, como profissionais cada vez mais capacitados e preparados”, ressaltou.
O Atendimento Educacional Especializado é desenvolvido pela Semed por meio de um trabalho multidisciplinar, envolvendo todos os profissionais da rede no desafio de promover uma educação totalmente inclusiva e de qualidade. Há salas de recursos para os alunos da Educação Especial nas escolas municipais Amaro de Souza Paes, Elysio de Magalhães, Dionélia Gonçalves dos Santos, José Alves Barreto, Chrisanto Henrique de Souza, Ângelo Antônio Mendonça e João Flávio Batista, Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea II), Ciep 265 Municipalizado Profª. Gladys Teixeira e Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Cenilson Rocha do Amaral (Cmaee).
A Semed oferece nos polos professores de apoio escolar (mediadores), que atuam no auxílio aos alunos com deficiência e comprometimento cognitivo, além de serviços de apoio educacionais para alunos com limitações em suas atividades diárias. Há também atendimento domiciliar, classes bilingues, cursos de Libras para professores da rede e transporte escolar com acessibilidade. Além disso, são realizadas formações mensais para professores de apoio, professores de sala de recursos, cuidadores e intérprete de Libras.
As ações de inclusão são desenvolvidas em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e apoio das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Planejamento e Informatização e Transporte e Trânsito.
“Temos total comprometimento com este grande desafio que é promover uma educação pública inteiramente inclusiva, de fato inclusiva. Já avançamos muito, obtivemos muitas conquistas, mas queremos avançar ainda mais”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.