O verão 2024 “Aqui me sinto feliz!”, em São João da Barra, contará com o planejamento de ações integradas das forças de segurança, envolvendo o aumento do efetivo de policiais e da segurança privada nos shows nacionais, blitz preventiva, fiscalização, entre outros, de som automotivo, de motocicletas com torbal e de tráfego de veículos na faixa de areia das praias. Os detalhes foram acertados em reunião na Prefeitura nesta quinta-feira, 28, com a prefeita Carla Caputi.
— Como acontece tradicionalmente nesta época do ano, há um aumento significativo da população e, para que haja tranquilidade dos moradores e visitantes nos locais dos eventos ou ao transitarem pelas ruas, elaboramos um plano estratégico de segurança integrada com diversas ações, que vão desde o reforço do policiamento e a intensificação do patrulhamento até a fiscalização de veículos e do comércio, visando evitar a perturbação do sossego – destacou a prefeita Carla Caputi.
O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, explica que a Guarda Civil Municipal, incluindo o Programa de Turno Adicional Remunerado (Protar), o Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) e a equipe de Fiscalização de Postura estarão atuando em conjunto com as demais forças de segurança. “Nas imediações das passarelas de acessibilidade das praias, para facilitar a travessia de pedestres, agentes de trânsito estarão controlando o fluxo de veículos”.
“A segurança dos banhistas ficará a cargo da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros em diversos postos de guarda-vidas de Atafona até o Açu. Já para coibir o tráfego de veículos na faixa de areia, a Guarda Ambiental atuará juntamente com o Proeis, Polícia Militar e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos”, complementou o secretário.
Da Polícia Militar participaram da reunião o coordenador da Operação Verão do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), major Sérgio Viana Filho, o chefe de planejamento do 8º BPM, capitão Wanderson Soares, e o comandante da 5ª Companhia de Polícia, capitão Bruno Rodegheri. Da Polícia Rodoviária Federal, o chefe da 8ª Delegacia, Welton Peixoto, e o chefe operacional, Carlos Procópio. Da 145ª Delegacia de Polícia Civil, o investigador Hugo Mota, e do Destacamento de Bombeiro Militar 3/5, o cabo Gustavo Gaia. Da Capitania dos Portos de São João da Barra, o encarregado de tráfego aquaviário, Georgi Amaral.
Também participaram os secretários municipais de Turismo e Lazer, Edivaldo Machado, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, Transporte e Trânsito, Rodrigo Machado, além do subsecretário municipal de Segurança Pública, Arthur Miller, do coordenador do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Diego Mota, do comandante da Guarda Civil Municipal, Rogério Constâncio, do coordenador e do subcoordenador de Defesa Civil, Marco Antônio Ribeiro da Silva e Marcos Sá, e do gestor da empresa Goytacá Serviços de Vigilância, Flávio Sales.