O Núcleo de Controle de Zoonoses de São João da Barra realizará o primeiro mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira, 19, a partir das 9h, na sede do município (Chatuba), Atafona (Coréia e Bairro Santa Rita), Grussaí (Figueira), do outro lado da Lagoa (Telê Santana), Barcelos, Palacete e Barra do Açu. Para o resultado positivo da ação, é fundamental que moradores e veranistas recebam os agentes de endemias nas visitas domiciliares que acontecem não só no nessa época, mas o ano inteiro, em todos os distritos.
Serão realizadas, também, outras ações como tratamento de bueiros, controle do mosquito adulto em pontos estratégicos (borracharias, ferros velhos, cemitérios e recicladoras), soltura de peixes larvófagos em piscinas abandonadas, divulgação e orientação em mídias virtuais e presencialmente utilizando material gráfico em eventos, templos religiosos, comércios e residências sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Os outros mutirões serão realizados nos dias 26 de janeiro na sede (Centro I), Atafona (Vila Esperança), Grussaí (centro) e do outro lado da Lagoa (N. Srª. Aparecida); 2 de fevereiro em Barcelos, Cazumbá e Barra do Açu; 8 de fevereiro na sede (Centro), Atafona (Centro/trevo), Grussaí (Balneário Chris e Polo Gastronômico) e do outro lado da Lagoa (Telê Santana); e no dia 16 de fevereiro em Roças Velhas, Água Preta e Barra do Açu.
O Núcleo de Controle de Zoonoses recebe as demandas da população ou as denúncias de forma presencial, na Rua dos Passos, 45, ou pelo telefone (22) 3199-9631 – ramal 213. O atendimento é das 8h às 17h.