A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, avança com as obras da etapa final do programa Bairro Legal no Parque Julião Nogueira. No local, são duas frentes de trabalho, com serviços distintos na Avenida José Nacked, na margem do Canal do Saco. Devido ao solo mole e camadas de lixos decompostos descartados irregularmente por décadas nas margens do canal, máquinas escavam até três metros de profundidade para retirada do material orgânico e fazer aterro para a nova Avenida José Naked.
No trecho sentido norte da via, após as obras de terraplanagem, estão sendo concluídas as construções das caixas de drenagem de águas pluviais, bem como realizada a etapa final da construção da base e do meio fio integrado com a sarjeta, que tem a forma arredondada. Além de apresentar melhor estética para o aspecto urbano, o meio fio e sarjeta integrados, construídos por máquina específica, em forma arredondada, evitam maiores danos no caso de acidentes, por amortecer o impacto em caso de quedas ou em que a vítima seja projetada ao chão.
No trecho sentido sul da marginal do Canal do Saco, próximo ao Parque Esplanada, uma máquina retroescavadeira de esteira (modelo Long Reach) atua fazendo a escavação de até três metros de profundidade para retirada do solo mole misturado com lixo descartado de forma irregular numa extensa área às margens do canal.
VIA ESTÁ SENDO PREPARADA PARA TRAFEGO PESADO DE ÔNIBUS E CAMINHÕES
O material (solo mole e lixo), escavado até a profundidade de três metros, é retirado por caminhões no trecho da Avenida José Nacked próximo do Parque Nova Brasília. Caminhões, máquinas de pá mecânica, patroladora e rolo compressor são usados para aterrar com areia os trechos escavados, que são preparados para receber base bem estruturada antes da pavimentação e construção das calçadas.
“Na camada final da preparação da base, em toda extensão da José Nacked, aplicamos bica corrida (mistura de brita com pó de pedra) e, desta forma, buscamos assegurar que a pavimentação da avenida será capaz de suportar o tráfego intenso que ela terá, inclusive trabalhamos com a perspectiva de que ela receberá tráfego pesado de ônibus e caminhões, porque, assim que ficar prontam será uma importante via de ligação entre os bairros Julião Nogueira, Esplanada e Nova Brasília”, aponta o secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro.