A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde, atingiu na vigência de 2023.2, 75,95% de acompanhamento das condicionalidades da saúde, ficando em segundo lugar dentre os municípios da baixada litorânea. Destacando o acompanhamento infantil que antes estava em alerta com 33,53% e subiu para 58,99%, tirando Iguaba Grande do estado de alerta. Além disso, todas as unidades tiveram mais 85% de acompanhamento de seus beneficiários.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, que impõe condicionalidades aos seus beneficiários, garantindo o recebimento dos benefícios em dia e sem bloqueios.
Uma dessas condicionalidades está na saúde. Os beneficiários devem se pesar e medir sua altura, e as crianças precisam estar em dia com a vacinação, assim como as gestantes com o pré-natal. Esse acompanhamento deve ser feito 2 vezes no ano, tendo em vista que são duas vigências (janeiro a junho e julho a dezembro).
Esse trabalho foi feito pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pelas equipes da UBSs. “O município só bateu a meta porque quem está na ponta se dedicou, nada mais justo do que agradecer, isso também é uma forma de incentivo para continuarmos a bater metas e estar sempre com boas taxas percentuais. Além disso, essa a força-tarefa aproximou as famílias da Unidade Básica de Saúde, que é o principal objetivo dessas condicionalidades”, disse a Coordenadora da ATAN, Bruna Vioti.