Mulheres assistidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, integrado ao Programa Mulheres Mil, ou em vulnerabilidade social terão a oportunidade de se profissionalizar em duas áreas, por meio dos cursos de Cuidadora de Idosos e Tratadora de Resíduos Sólidos. Os cursos serão oferecidos pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Guarus e a oportunidade para as mulheres acontece através de parceria entre a instituição de ensino e a Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM). Inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no CEAM, na Rua dos Goytacazes, número 257, no Centro. Informações podem ser obtidas através pelos telefones (22) 98175-0160 e (22) 98175-0180.
As aulas do curso de Cuidadora de Idosos começam no dia 19 de março e de Tratadora de Resíduos Sólidos no dia 25 de junho. As aulas serão realizadas das 14h às 18h, às terças e quintas-feiras. “Estão sendo oferecidas 30 vagas para Cuidadora de Idosos e 20 para Tratadora de Resíduos Sólidos, e as alunas receberão um auxílio mensal de R$ 124 para ajudar no transporte e alimentação”, informa a subsecretária Josiane Viana. Para o curso de Cuidadora de Idosos, é preciso ter Fundamental Completo. Já para o curso de Tratadora de Resíduos, não é necessário ter concluído o Ensino Fundamental.
“Vemos como uma ótima notícia, porque é uma oportunidade para as mulheres que querem ter autonomia financeira recomeçar suas vidas tendo uma profissão. As duas áreas possuem demandas por mão de obra, que, nem sempre, é especializada. Para nós, é uma importante parceria, porque o IFF é uma instituição respeitada, que forma grandes profissionais e, agora, está tendo a oportunidade de oferecer essas vagas para nossas assistidas”, destaca Josiane.
Estão envolvidos no projeto os professores Heleno Proveti Moreira (coordenador do curso de Cuidadora de Idosos); Gilmar Santos Costa (coordenador do curso de Tratadora de Resíduos Sólidos); Josemara Henrique da Silva Pessanha (coordenadora de Pesquisa e Inovação); Thiago Ribeiro Nunes (diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação); além da diretora geral do IFF Campus Campos Guarus, Thatiane de Souza Medeiros Monteiro, e da Pró-reitora de extensão do IFF, Cátia Cristina Brito Viana.
A coordenação do curso de Cuidadora de Idosos é do professor Heleno Proveti Moreira, graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em saúde pública e em formação pedagógica em saúde pela Fiocruz/UFF. Ele também é mestre em saúde da família pela Universidade Estácio de Sá. Já o curso de Tratadora de Resíduos Sólidos tem como coordenador o professor Gilmar Santos Costa, graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com mestrado em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Darcy Ribeiro.
Cuidadora de Idosos — Os módulos do curso de Cuidadora de Idosos abordarão diferentes assuntos relacionados ao idoso, como: aspectos demográficos e epidemiológicos, envelhecimento humano, saúde do idoso, necessidades nutricionais, aspectos psicossociais, promoção da saúde do idoso, higiene e conforto, entre outros, servindo para resgatar o papel dos cuidadores no âmbito familiar e instrumentalizar os familiares para atender às necessidades básicas do idoso, zelando pela higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral, sua integridade física, prestando primeiros socorros e promovendo atividades de entretenimento.
Tratadora de Resíduos Sólidos — O curso visa promover uma experiência de aprendizagem interativa, estimulando a construção de uma comunidade de apoio entre as participantes. O currículo é desenvolvido para abordar tanto habilidades técnicas específicas na área de tratamento de resíduos sólidos quanto competências transversais, como empreendedorismo e gestão ambiental. O objetivo do curso é fornecer formação abrangente, que não só capacita tecnicamente as mulheres para o trabalho na área, mas também as equipa com habilidades para gerir e implementar práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis em suas comunidades.