A Secretaria de Serviços Públicos fecha o mês de fevereiro com a realização de vários mutirões de limpeza. Os Parques Jardim Flamboyant, Guarus e São Matheus estão com duas equipes cada, realizando serviços de capina, roçada, limpeza de bueiros, varrição e retirada de entulhos, dando atenção especial à coleta de garrafas pet e vasilhas que possam acumular água.
Outras equipes se dividem entre os bairros Cidade Jardim, Riviera, Village, Parque Presidente Vargas, Niterói e Bonsucesso, no subdistrito de Guarus, e, ainda, no IPS, Parque João Maria e Alphaville.
O município, atualmente, conta com 10 equipes formadas por cerca de 270 trabalhadores, que executam serviços de limpeza de rua. A pasta também está de olho nos pontos críticos, locais onde há colocação indevida de lixo e entulhos. Com o crescente números de casos de dengue, as equipes estão orientadas a ter mais atenção à coleta de garrafas pet e vasilhas que possam acumular água e virar possível criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, lembra que a cidade possui sete Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (PEVES) em funcionamento, situados na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora; Parque Santa Rita, atrás do Hospital Geral de Guarus (HGG); Avenida Zuza Mota; Penha; Caju; Flamboyant e Julião Nogueira.
Simone explicou que o entulho é de responsabilidade de quem o gera e, portanto, deve ser encaminhado para um dos PEVES e não descartados nas vias públicas. “É preciso uma mudança de hábito por parte da população, pois todos têm consciência de que jogar lixo na rua é proibido e gera multa. Os utensílios jogados em via pública podem causar acúmulo de água, ocasionando criadouro de mosquito, e, onde há muitos casos de dengue, precisamos ter mais cuidado. É questão de saúde pública”.
Os PEVES funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos, das 7h às 13h. A pasta está construindo mais dois entulhódromos, um em Ururaí e outro no Parque Eldorado.