A Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Jóquei, se transformou em um cenário de cultura e conhecimento, nessa quarta-feira (17). A unidade recebeu vários projetos da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct), como Eduten, biblioteca volante Goiabada com Chuvisco, ações da animação cultural, teatro, música e pintura facial.
A subsecretária de Educação, Rita Abreu, explicou que o evento é um projeto pedagógico e cultural, com ações diversificadas junto aos professores regentes de turmas e alunos. Ela explicou ainda que os coordenadores de ensino e animadores culturais estarão, nos próximos dias, dando o suporte necessário aos professores para desenvolverem com os alunos um aprendizado mais lúdico e tecnológico, como roda de leitura, uso dos tablets e jogos pedagógicos.
“Nosso principal objetivo é possibilitar um aprendizado fora das paredes da sala de aula, trabalhando dessa maneira as diferentes ferramentas para um conhecimento sólido e social, ao utilizarmos dois espaços distintos, enquanto a unidade passa por reparos e manutenção. Prezando pela segurança física do aluno, o não prejuízo pedagógico neste período, como também garantindo a segurança alimentar deles. Essa foi uma ação pensada em conjunto com a comunidade escolar, em nos reunimos e apresentamos a proposta aos pais, professores, direção e vizinhos à unidade, que compareceram à escola a nosso convite e receberam muito bem essa proposta. E firmamos nosso compromisso de manter essa parceria família-escola, por meio da qual, ao final deste período, iremos juntos analisar os resultados”, pontuou a subsecretária.
A diretora pedagógica, Viviane Terra, ressaltou que a ação vai acontecer durante toda esta semana, pela manhã e à tarde, e durante toda a próxima semana. “O objetivo é garantir aos alunos o direito à aprendizagem. Construímos uma estratégia, junto com a direção e os professores, para garantir as atividades letivas. A ação conta com a parceria dos diversos setores da Seduct. E além das atividades na unidade escolar, os alunos vão levar atividades para serem feitas em casa”, disse Viviane.
De acordo com a gestora adjunta da escola, Karina Martins Caldas, a unidade atende da Educação Básica até o 5º ano e tem hoje 675 alunos. “Essa atividade que a Seduct está promovendo é primordial, porque a escola é o mundo deles. Ter acesso a uma biblioteca volante traz inúmeros benefícios para eles, porque é um aprendizado novo, um dia diferente, uma nova rotina fora da sala de aula. Com certeza, as crianças nunca vão esquecer esses dias”, comentou Karina.
A professora Verônica Ribeiro também aprovou o trabalho realizado junto à Seduct. “Está sendo muito bom. Esses momentos de literatura, histórias e incentivo à leitura ajudam muito as crianças. Além disso, permite que nós, profissionais, possamos sair da caixinha e experimentar novas formas de aprendizagem. São momentos muito enriquecedores”, disse.
Aluna do P2, Valentina Vitória da Silva de Azeredo, 5 anos, contou uma historinha e disse que estava muito feliz com o dia. “Estou adorando. Gosto muito de livrinhos”, finalizou.
Já Débora Vitória Ribeiro de Abreu, 9 anos, aluna do 4º ano, aproveitou o Eduten para utilizar o tablet e fazer continhas. “É muito melhor que fazer no caderno”, finalizou.