A Prefeitura de Campos participa na próxima semana, dias 28 e 29, do I Simpósio Caminhos de Barro “A cerâmica e suas possibilidades”, promovido pelo projeto de extensão Caminhos de Barro, com apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Pró-reitoria de Extensão, Faperj e outros. O evento acontece no Centro de Convenções da universidade.
Nesta segunda-feira (20), a primeira-dama Tassiana Oliveira recebeu a diretora do projeto, Idamara Rizzo, que a convidou para participar de uma das mesas redonda, além dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, e de Qualificação e Emprego, Marcelo Mérida, para estarem presentes.
– Nosso objetivo com esse evento é tratar da cerâmica sob todos os aspectos, tanto a parte econômica, como a industrial, comercial, social, além da inclusão, enfim todas possibilidades que ela nos traz. Queremos disseminar a cerâmica e todas suas possibilidades – explica a diretora do projeto.
O Caminhos de Barro é consolidado dentro da Uenf, tendo como público alvo a Baixada Campista, onde surgiu, com a intenção de proporcionar uma opção de renda às pessoas que vivem fora da área central. Hoje os artesãos atendem um público abrangente, muitos procurando o projeto como forma de terem uma renda extra ou, até mesmo, como terapia ocupacional.
– Ele está além das nossas expectativas. Estamos com um leque de pessoas diversificadas atuando no projeto. Esse simpósio também vai ser para tornar o projeto ainda mais abrangente, mais conhecido, para chegar a mais pessoas. Daí a importância das mesas redonda. Teremos duas ao final de cada dia da programação. Primeiro dia, será uma programação mais voltada para a parte acadêmica, a indústria, o comércio, a inovação e tecnologia. No segundo, palestras e atividades voltadas à questão social, à economia, à cultura. É onde teremos a participação da primeira dama – acrescentou.
Tassiana Oliveira, que recebeu o convite e uma peça do Caminhos de Barro, disse que eventos como esse se juntam ao trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo com os artesãos de Campos em diferentes segmentos, como o artesanato, entre outros. “Eventos como esses são muito importantes. Nossa cultura precisa ser cada vez mais valorizada. Temos aqui, em Campos, pessoas que fazem trabalhos excelentes e que não ficam atrás de nenhum outro adquirido fora daqui”, finaliza.