SJB será a cidade de abertura do circuito 150 Anos de Aurora Musical

SJB

São João da Barra será a cidade de abertura do circuito “150 anos de Aurora Musical”, com a apresentação da Orquestra de Sopros Nova Aurora no próximo dia 22, na Praça São João Batista, às 21h, com o concerto “Acústico OSNA – Pop e Rock”. Com direção artística e regência de Hélio Rodrigues, a orquestra é composta por 55 músicos e já realizou concertos em salas prestigiadas, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Sala Cecília Meirelles, e também se apresentou nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Possui instrumentos de alta qualidade, com timbres diversificados, arranjos próprios feitos sob encomenda e métodos de prática de orquestra e ensaios, produzindo uma sonoridade que em nada fica a dever a orquestras compostas por profissionais. A Sociedade Musical Nova Aurora, fundada em 8 de junho de 1873, em Macaé/RJ, é a mantenedora da Orquestra de Sopros e também atua como escola de música.

O circuito cultural “150 anos de Aurora Musical” é composto por concertos sinfônicos e exposição itinerante e, além de São João da Barra, estará em Campos dos Goytacazes, no Teatro Trianon, dia 21 de julho, em Macaé, no dia 28 de julho, e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dia 30 de agosto, com Flávio Venturini como artista convidado. O encerramento da temporada será em Rio das Ostras, dia 7 de setembro, com a participação do grupo Raiz do Sana.

O patrocínio do circuito é da Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Governo Federal. São apoiadores as prefeituras de São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Teatro Trianon. O apoio institucional é da Usina de Fomento Cultural.

A sede histórica da instituição sesquicentenária, nas cores de sua bandeira, azul e branco, foi construída em 1891, e está localizada no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, 551, no Centro de Macaé. A exposição biográfica itinerante, que será montada próxima aos locais de concerto, irá contar parte significativa de sua história desde a fundação da Sociedade Musical à criação da banda de música, sua transição para Banda Sinfônica em 2006, até alcançar o status atual de Orquestra de Sopros. O público poderá conhecer essa trajetória através dos livretos biográficos com os programas dos cinco concertos, que serão distribuídos durante o evento. Os locais dos concertos têm acessibilidade, com rampas e banheiros adaptados a Pessoas com Deficiência (PcD) e intérprete de Libras atuarão durante as apresentações.

A programação do primeiro concerto “150 anos de Aurora Musical”, em São João da Barra, dia 22, será em estilo Pop rock. A orquestra apresentará “África” de Daivid Paich e Jeff Porcaro, com arranjo de Dico; “Stand By Me” de Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller, com arranjo de Johnnie Vision; “É Preciso Saber Viver” de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com arranjo de Dico; “Astronauta de Mármore” de Nenhum de Nós, com arranjo de Daniel Martins; “Primeiros Erros” de Kiko Zambianchi, com arranjo de Daniel Martins e “Era um Garoto” de Franco Migliacci e Mauro Lusini, com arranjo de Daniel Martins. A Orquestra interpretará também “Bete Balanço” e “Puro Êxtase” de Cazuza, Maurício Barros, Marquesini Flávio e Augusto Goffi, com arranjo de Daniel Martins; “Ana Júlia” e “Pelados em Santos” de Marcelo Camelo e Dinho, com arranjo de Daniel Martins; “Será” de Renato Russo, com arranjo de Daniel Martins; “Sonífera Ilha” de Titãs, com arranjo de Fábio Mesquita. Fechando o show com a brasilidade do “Pagode Russo” de Luiz Gonzaga, com arranjo de Daniel Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *