A IV Conferência do Meio Ambiente acontece ao longo desta terça-feira (25), no Centro Cultural, com o tema ‘Arraial e a sustentabilidade global: avanços, desafios e compromissos’.
Os projetos abordados na conferência são: Projeto Ambiente Jovem, Agente do Futuro, Semente do Amanhã, Não Alimentação de Aves, Separar para Reciclar, Mares Limpos, Natureza Limpa, Pirólise/Biochar, Óleo do Bem, Agente Natureza, Conhecer para Amar, Amar para Preservar.
Durante o evento, a Secretaria do Ambiente também apresentou os resultados da capacitação dos taxistas, guias de turismo, É tempo de plantar, Ambiente Jovem e Guarda Mirim Ambiental. E apresentou os projetos futuros como Nossa Sede, Turismo Azul, Bandeira Azul, Trilhas, Vida nas restingas e a parceria com a Heineken.
Arraial do Cabo é uma cidade mundialmente conhecida por suas belas praias, mar de águas cristalinas, diversidade marinha e espécies endêmicas, que compõem uma rica fauna e flora. Um dos maiores desafios do poder público é conciliar a atividade econômica do turismo à preservação do meio ambiente.
As iniciativas e medidas de construção de uma cidade sustentável desenvolvidas no município são determinantes para garantir a continuidade do turismo, como atividade econômica, e também um futuro verde, limpo e saudável para as próximas gerações.
A cidade vem avançando a cada ano na implementação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, preservação do meio ambiente, com ações, projetos e programas que envolvem não somente os agentes públicos, como também a sociedade como um todo.
Estimular a participação da comunidade e promover a integração horizontal entre as diversas secretarias municipais, o Estado e o Governo Federal tem sido premissa na elaboração e execução de iniciativas ambientais. Compreender o ambiente em que se vive e as potencialidades dele, respeitando a natureza são ensinamentos que precisam fazer parte cultura ambiental dentro de cada unidade escolar, repartição pública, moradia, empresas, comércios e rodas de conversa entre amigos.
Segundo o secretário do Ambiente, Jorge Oliveira, ‘Hoje, somos uma cidade referência em sustentabilidade. Entendemos que a preservação dos ecossistemas é essencial para garantir um futuro sustentável e próspero para Arraial do Cabo. Nosso objetivo com este encontro é mostrar que com trabalho sério e muita dedicação é possivel desenvolver boas políticas públicas, deixando legado para as futuras gerações”, afirmou.