Mais uma edição do Projeto Jovem Alerta, que chegou a São João da Barra em 2016, é desenvolvida no município beneficiando 45 jovens das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Sabonete e Açu. As aulas, iniciadas nesta segunda-feira, 1°, terão duração de dois meses e serão ministradas em 10 encontros, às segundas-feiras, das 14h às 16h, na Subprefeitura em Sabonete.
O projeto, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência social e Direitos Humanos, por meio do Departamento da Juventude e Políticas Públicas,e o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) tem a finalidade de preparar o jovem para o mundo do trabalho por meio de orientações sobre elaboração de currículo, processo seletivo e como se comportar numa entrevista.
Os jovens referenciados no Cras que vivem em situação de vulnerabilidade social também têm acesso a outros temas como: empreendedorismo, juventude e trabalho, economia social, linguagem do mundo do trabalho, saúde na juventude, sexualidade e gênero. Ao término do projeto os participantes receberão certificado de conclusão e estarão aptos a serem inseridos no mercado de trabalho de acordo com a demanda das empresas da região.
A aula inaugural do projeto foi ministrada pela assistente social do Ciee, Adriana Caetano. Estiveram presentes o coordenador do Departamento da Juventude e Políticas Públicas, Diogo Pessanha, as coordenadoras do Cras Sabonete, Érica Alves, e do Cras Açu, Camila Machado, além de pais e responsáveis dos jovens.